20 de janeiro de 2010

CAN’2010 - Protesto


Federação de Futebol de Mali enviou comunicado à Confederação Africana de Futebol, queixando-se de «atitude antidesportiva, por acreditar que os angolanos e os argelinos combinaram o empate.


O Mali foi eliminado da Taça das Nações Africana, depois de Angola e Argélia terem empatado sem golos, na última jornada do Grupo A. Este resultado convinha às duas selecções caso o Mali vencesse e assim a Federação dos malianos queixou-se junto da Confederação Africana de Futebol (CAF) por alegadamente as selecções adversárias terem combinado o resultado.
Assim, numa exposição à CAF, onde referiram que Angola e Argélia “recusaram-se sistematicamente a jogar para conservar o 0-0, suficiente para a qualificação”, queixando-se ainda de falta de ética, esperando que sejam tomadas medidas. “Esta atitude antidesportiva, contrária à ética e ao fair-play defendidos pela FIFA e CAF, deverá ser condenada de forma muito enérgica. Não honra o futebol africano e o futebol em geral.  Esperamos que a CAF tome as medidas disciplinares que se impõem”, lê-se.
Recorde-se que logo após o jogo entre angolanos e argelinos, o seleccionador da Argélia, Rabah Saadan, já se havia insurgido contra os meios de comunicação social que insinuava um "jogo de compadres". “Não houve arranjo com Angola. Não aceitaríamos uma partida arrumada. A Argélia sofreu esta indignidade no Mundial de 1982, quando Alemanha e Áustria fizeram um jogo armado para nos eliminar. Eu enfatizo que o resultado não foi arranjado. As duas equipas não quiseram correr riscos no fim. Foi uma partida táctica”, explicou.



Sem comentários:

Enviar um comentário