6 de junho de 2010

LUTO
Mabi de Almeida



========================= 


MABI DE ALMEIDA                                   
ex-seleccionador dos Palancas Negras
e treinador do Recreatio da Caala ...    


... morreu esta tarde no hospital militar do Huambo, por doença cardíaca, segundo noticia divulgada pela Rádio-5, canal desportivo da Rádio Nacional de Angola.
Mabi de Almeida exercia o cargo de treinador do Recreativo da Caála, emblema da província do Huambo, que disputa o Girabola'2010.
O ex-selecionador angolano, fez parte da equipa tecnica de Oliveira Gonçalves que brilhou no Mundial da Alemanha. Posteriormente, com a saída de Oliveira do comando dos Palancas Negras, a Federação Angolana, nomeou-o para o lugar disponibilizado. Nestas funções não foi feliz, e, diga-se em abono da verdade, não teve o acompanhamento e as condições suficientes, enfrentou pressões no Estágio do Algarve onde esteve limitado em "Barões", para além de, ter cometido alguns equívocos que ditaram o fracasso do seu trabalho. Foi substituído, mais tarde, por Manuel José, treinador português. Ultimamente treinou o Benfica de Luanda, onde não conseguiu resultados e desde há duas semanas assumira o comando do Recreativo da Caala, que orientou somente no jogo da 11.ª jornada, no Lubango, onde conseguiu um empate, que ele próprio contestou a arbitragem.
"Era um homem conhecido pela verticalidade, personalidade e credibilidade que tinha no futebol. A sua morte dói a todos, particularmente a nós que o contratamos para comandar a nossa equipa principal de futebol e coordenar as camadas de formação do clube" declarou um dirigente da Caala.
Nascido em Benguela, Mabi de Almeida, de 47 anos de idade, acompanhou Oliveira Gonçalves nas conquistas ao serviço da federação de futebol: campeonato africano sub-20, em 2001, na Etiópia, e a consequente participação no Mundial de sub-20, na Argentina, além da inédita qualificação para o Mundial de seniores Alemanha'2006, como já referi.
Mabi de Almeida também treinou o Sonangol do Namibe, 1º de Maio de Benguela e o Sporting de Cabinda, com reconhecimento pelo seu trabalho.
Conheci Mabi de Almeida, em Lisboa, aquando da passagem dos Palancas Negras para o estágio no Algarve, em 2009. Pessoa de esmerada educação, afável e sempre pronto a atender a comunicação social, deixa a saudade a quantos o conheceram. - Carlos Pereira


========================= 

Sem comentários:

Enviar um comentário