27 de julho de 2010

BRASIL
Só de Sacanagem




O "Blogue do Paulinho"foi o espaço na net que eu visitei hoje que mais me elucidou sobre um Brasil, país de tentações e recomendações jamais outro país das Américas influencia apetites aos europeus: Copacabana, Maracanã, Cristo Rei, Carnaval de loucuras... e, embora o seu tamanho seja enorme, caramba, tantos anos descoberto e ainda o povo brasileiro está cercado pela pobreza de rastos, que nem ratazanas de contentores são menosprezadas. 
Arrepio-me quando me identifico com factos como o do sr. João, que vendia picolé na paragem do ónibus e que o autor do blog conheceu e contou a triste estória desse vendedor ambulante que, por ser honesto, e não dar de gorja aos policias, estes partiram-lhe uma perna e um braço e destruíam-lhe o carro. Os textos produzidos por Paulinho (única identificação que eu consegui encontrar) - são um caso raro de encontrar. Eu fiquei encantado com o conteúdo dos posts... e, não resisti à tentação de repassar o poema de ELISA LUCINDA intitulado "SÓ DE SACANAGEM", que por sorte além de o ler e reler, ouvi declamado por ANA CAROLINA... que voz senhores ... que personalidade de maravilhosa surpresa para mim ouvir, espantado, essa artista que nunca eu tinha dela ouvido falar.
Veja e oiçam ANA CAROLINA... ligue as colunas.... abra o som ... e exige silêncio ai seu redor. Revolte-se, seja brasileiro, angolano ou português. Deixe rolar a lágrima teimosa ... e respire fundo. Lave seu espírito e deixe a alma entender o porquê do SÓ DE SACANAGEM.
Se é certo que ouvir Ana Carolina é escutar a voz da razão no poema de Elisa Lucinda, maior verdade é ouvi-la ilustrada nas imagens de uma montagem que está na sequência da produção e disponível no YouTube. Com o maior respeito pela autoria, aqui fica o apêndice ao SÓ DE SACANAGEM. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário