A HOLANDA derrotou o Uruguai por 3 a 2 na Cidade do Cabo e atingiu, pela terceira vez na sua história, uma final de Copa do Mundo, após um jejum de 32 anos.
A "laranja mecânica" nunca esteve em desvantagem no marcador. O primeiro tempo terminou empatado, com bonitos gols de fora da área de Von Bronckhorst, para a Holanda, e Diego Forlán, para o Uruguai.
No segundo tempo, no entanto, os holandeses foram melhores, sobretudo nas finalizações. Com gols de Sneijder, aos 25 minutos, e Robben, três minutos depois. O Uruguai ainda conseguiu responder, com um golo de Maxi Pereira. Depois de um livre cobrado por Gargano para a direita do campo, o jogador das ‘águias de Lisboa’ apareceu e rematou certeiro, em cima dos 90’... mas a Holanda já tinha assegurada a presença dia 11, em Joanesburgo.
Apesar do resultado tangencial, os holandezes – favoritos desde a primeira hora –, disputarão a final da Copa do Mundo no domingo, no estádio Soccer City em Johanesburgo, contra Alemanha ou Espanha, que jogam nesta quarta-feira em Durban.
O JOGO
O JOGO
As equipes entraram desfalcadas em campo. No lado uruguaio, o capitão Diego Lugano ficou de fora devido a uma lesão. A equipe também perdeu Fucile e Suárez, que estavam suspensos. A Holanda jogou sem Van der Wiel e De Jong, suspensos pelo segundo cartão amarelo.
Seguindo o padrão apresentado na Copa até agora, Holanda e Uruguai começaram a partida com muita marcação e liberando poucos espaços. Com isso, o jogo se resumia a trocas de passes intensas no meio do campo, com poucas arrancadas em direção ao gol.
Em uma destas trocas de passe, o lateral-esquerdo Van Bronckhorst resolveu arriscar um chute de muito longe. A bola fez uma curva e ainda foi tocada pelo goleiro uruguaio Muslera, mas acabou entrando no seu ângulo superior esquerdo.
As duas seleções criaram poucas chances. Aos 41 minutos do primeiro tempo, foi a vez do atacante Forlán arriscar de longe. Novamente a bola fez uma curva, desta vez enganando o goleiro holandês Stekelenburg.
Arrancada holandesa
No segundo tempo, a Holanda começou levemente mais ofensiva, com Van der Vaart no lugar de De Zeeuw.
O Uruguai chegou a ter uma boa oportunidade com Cavani em uma saída errada do goleiro holandês, mas foi a Holanda quem conseguiu marcar, aos 25 minutos do segundo tempo, novamente com um chute de fora da área, desta vez de Sneijder. A bola bateu nos zagueiros uruguaios e saiu do alcance do goleiro.
Antes que o Uruguai tivesse chance de reagir, Robben ampliou a vantagem de cabeça, após receber cruzamento de Kuyt.
O Uruguai ainda tentou jogar ao ataque com a entrada de Loco Abreu e Fernandez. Nos descontos, Pereira descontou de fora da área, mas era tarde demais.
A Holanda venceu com Stekelenburg, De Zeeuw (Van der Vaart), Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst, Boulahrouz, Van Bommel, Sneijder, Kuyt, Van Persie e Robben (Elia).
O Uruguai perdeu com Muslera, Pereira, Godin, Victorino, Cáceres, Gargano, Rios, Pereira (Loco Abreu), Perez, Cavani e Forlán (Fernández).

Sem comentários:
Enviar um comentário