24 de outubro de 2010

GIRABOLA' 2010
29.ª Jornada


INTER PERDE e CAALA GANHA
título só para a semana

| Com agência ANGOLA-PRESS |
O Petro venceu o Inter com um gol de Mabiná (16') que sentenciou o adiamento do título e criou expectativas nunca antes vividas no Girabola, pois a luta é também pelo segundo lugar que dá acesso às competições africanas. Nesta corrida podem aparecer o Petro, Libolo e 1º de Agosto... Um verdadeiro campeonato, onde tudo tem acontecido um pouco de cada "barafunda". 
______________________________________________

 O Petro de Luanda venceu neste domingo, no Estádio 22 de Junho, o Interclube, líder do campeonato, em jogo da 29ª e penúltima jornada do Girabola2010. Os polícias precisavam ganhar para abrir o champagne e destronar os petrolíferos.
Com este resultado, a decisão do título foi transferida para a última jornada do Girabola 2010, já que o Interclube mantém a liderança, com 54 pontos, seguido pelo Recreativo da Caála, com 52, mercê do triunfo neste domingo, no Huambo, sobre o Recreativo do Libolo (1-0, golo de Paizinho).
Além da vitória dos campeões em título, a penúltima ronda registou ainda o triunfo do 1º de Agosto, em Benguela, sobre o Sagrada Esperança da Lunda Norte, por 3-0, com tentos de Chileschi, Mingo Bille e Manucho, de penalty. O resultado coloca os militares em terceiro (50 pontos), os mesmos que os tricolores, em quarto, e reacenderam a luta pelo segundo lugar.
O FC Bravos do Maquis recebeu e venceu a Académica do Soyo, por 2-1. Golos de Benvindo e Choile, para a equipa do Moxico, ao passo que Alberto marcou o tento de honra dos estudantes da província do Zaire, numa ronda em que o ASA cilindrou (4-0) o despromovido Benfica do Lubango, graças aos tentos de Lau, Bokungú (duas vezes) e Ginaldo.
No destaque entre as equipas que brigam pela permanência, destaque para a vitória do FC Cabinda, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, sobre o Benfica da capital, por 3-1, o que releva o sonho dos "gorilas" em continuar no Girabola. Os golos dos visitantes foram apontados por Luciano, duas vezes, e Branda, enquanto Vado reduziu para os encarnados.
No Lubango, o Desportivo da Huíla cumpriu a tarefa caseira, mas teve uma ponta final dura. Os militares da Frente Sul chegaram abrir vantagem de 4-0, até aos 49 minutos. Mas depois a equipa de Mário Calado imprimiu uma viragem no comportamento e reduziu, tendo o jogo acabado em 5-4. Rodrigo, duas vezes, Tuaby, Letu e auto-golo de Chico Caputo apontaram para os anfitriões, ao passo que Mick, Rainho, Guto e Sawu marcaram para os santistas.
Em face destes resultados, e adicionada à derrota do Sporting de Cabinda, no Chiazi, diante do Kabuscorp do Palanca (2-3: Jesse, Orlando; Kalobo, Riquinho e Zinho), o FC Cabinda (11º/33 pontos) está a um passo de carimbar a permanência, numa decisão que poderá ser efectivada em casa, na última jornada, frente ao Desportivo da Huíla (14º/32). Precisará apenas de um ponto para confirmar a sobrevivência e "empurrar" o Desportivo para a segundona.
A luta pela salvação está resumida, para a última vaga existente, o FC Cabinda (33 pontos), Sagrada Esperança (32), Santos FC (32) e Desportivo da Huíla (32). Deste lote sairá o terceiro despromovido, que se juntará ao Benfica do Lubango (19), goleado hoje em Luanda (0-4) pelo ASA, e ao Sporting de Cabinda (25).

Sem comentários:

Enviar um comentário