30 de novembro de 2010

FUTEBOL | Liga Espanhola

Barcelona goleia Real Madrid
e assume liderança
Barcelona goleia Real Madrid e assume liderança
Fonte: SportInveste Multimédia
Fantástico, colossal e enigmático foram os adjectivos para caracterizar o jogo de hoje, segunda-feira, em Camp Nou, mas se se acrescentar eficaz ao role, pode-se classificar assim o futebol praticado pelo Barcelona na goleada impingida aos ‘merengues’ por 5-0. Esta foi a maior derrota da carreira de José Mourinho
À partida para o encontro desta 13ª jornada da liga espanhola, o Real Madrid encontrava-se no topo da tabela classificativa com 32 pontos, a um ponto dos ‘blaugrana’, precisando de procurar, pelo menos, o empate para conservar a liderança, uma vez que arrancar uma vitória em Camp Nou era extremamente difícil. Apenas o Hércules conseguiu tal feito, mas a partir dessa derrota que a equipa liderada por Guardiola reforçou o ‘factor casa’.
Cristiano Ronaldo vs Messi, Mourinho vs Guardiola acrescentaram sabor ao já fortíssimo e mediático ‘clássico’ espanhol, mas o que se revelou foi uma superioridade em todos os aspectos pela formação do Barcelona, com o sector defensivo do Real Madrid, com Ricardo carvalho e Pepe no centro, a sofrer constantemente rupturas por parte do trio ofensivo encabeçado pelo astro argentino.
(Veja a seguir o video com os gol's do jogo)


No lado oposto, a lesão de Higuain obrigou à entrada de Benzema para o sector ofensivo dos ‘merengues’, compondo o trio de ataque com CR7 e com o antigo benfiquista Di María, mas a verdade foi que os avançados precisaram de recuar bastante vezes durante o encontro para tentar travar o ímpeto atacante do campeão espanhol, reduzindo para menos de uma dezena as situações de perigo à baliza de Valdés.
O encontro começou com os visitantes a tentarem atingir a baliza ‘blaugrana’ bem cedo, com Valdés a impedir o golo de Ronaldo logo aos três minutos, mas nem foram precisos decorrerem os primeiros dez minutos para que Xavi inaugurasse o marcador, após ter sido servido por Iniesta, para picar a bola sobre Casillas.
Antes deste tento, Messi já tinha levado a bola à barra da baliza ‘real’, fazendo antever o que estaria reservado para os 90 minutos. À passagem do minuto 18, foi a vez de Pedro duplicar a vantagem da equipa da casa, mas o mérito deste golo foi para o espanhol David Villa que conseguiu furar pelo lado esquerdo da defesa ‘merengue’, e deixar Casillas no chão para a finalização oportunista de Pedro Rodriguez.




A partir do momento em que os catalães caminhavam para a goleada, jogo aqueceu, com os intervenientes da partida a obrigarem o árbitro a puxar do cartão por 10 vezes. No minuto 32, Cristiano Ronaldo ‘empurrou’ Guardiola no banco de suplentes do Barcelona, o que fez com que o guardião Valdés sprintasse uns bons 50 metros para pedir justificações ao extremo português. Os dois jogadores foram consequentemente amarelados.
Logo a seguir foi assinalada uma falta à entrada da área do Barcelona, por falta de David Villa sobre Ozil, e Ronaldo assumiu a responsabilidade de tentar reduzir a desvantagem, mas a bomba que deixou o guarda-redes do Barcelona batido, passou perigosamente ao lado do poste direito.
A oito minutos do final da primeira parte, o árbitro não viu a falta cometida por Valdés sobre o português dentro da área ‘blaugrana’, que faria com que o guarda-redes espanhol fosse expulso do encontro ao ver o segundo cartão amarelo, alem de dar uma hipótese de ouro para o Real inverter os destinos do jogo.
A segunda metade do encontro arrancou com maior fulgor atacante do Barcelona, tendo uma hipótese para dilatar a vantagem aos 48’, com David Villa a falhar as redes de Casillas, depois dum mau alívio da defesa ´merenge´ ao remate de Messi.
Com a sensação dum ´deja vu’ o Barcelona chegou ao 3-0, com dez minutos decorridos na segunda parte. Messi conseguiu ver David Villa desmarcado, e com um passe maravilhoso permitiu a que o avançado espanhol se redimisse do ‘falhanço’ anterior, marcando o terceiro golo do Barcelona. Porem, este tento não bastou para que o espanhol se perdoasse, e dois minutos depois fez o quarto do encontro e o segundo da sua conta pessoal. Messi, outra vez, iniciou a jogada que acabou nos pés de Villa para este introduzir a bola nas redes ‘merengues´.
Casillas estava a ter uma das piores noites da sua carreira, mas o flagelo ainda não tinha terminado já que, nos descontos finais, aos 91 minutos, Jeffren fechou a marcha do marcador em Camp Nou. Antes do apito que anunciou o encerramento da partida, Sergio Garcia demonstrou uma falta de profissionalismo e ética, ao entrar violentamente sobre Messi, e agredir seguidamente o seu companheiro de selecção Puyol. O árbitro não teve outra saída senão mostrar o vermelho directo ao já amarelado defesa direito ´merengue’.
Com esta vitória, o Barcelona ascendeu ao topo da classificação, somando 35 pontos, ultrapassando assim o Real Madrid, com 32.
Ficha de Jogo:
Jogo em Camp Nou, em Barcelona (Espanha).
FC Barcelona -- Real Madrid, 5-0.
Ao intervalo, 2-0.
Marcadores:
1-0, Xavi, 10 minutos.
2-0, Pedro, 18.
3-0, Villa, 55.
4-0, Villa, 58.
5-0, Jeffren, 90+1.

Sem comentários:

Enviar um comentário