30 de janeiro de 2011

Afrotaças - CAALA VITORIOSO


Recreativo da Caála
vence (2-0) Saint George da Etiópia 
Horácio Mosquito (Presidente) e Vitor Manuel (Treinador),  no momento
da confirmação do contrato




O Recreativo da Caála - segundo classificado do Girabola '2010 -, derrotou hoje no estádio dos Kurikutelas, no Huambo, Cidade Vida, os etíopes do   Saint George, por 2-0, no encontro da primeira-mão das preliminares de apuramento à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos. 
Os golos dos vice-campeões angolanos foram rubricados por Paizinho, aos 28 e 71 minutos, respectivamente. 
O encontro da segunda-mão realiza-se em Addis Abeba (Etiópia), dentro de 15 dias.
Repassando da RÁDIOO 5 - Huambo

om golos de Paizinho, aos 29'e 72', o estreante Recreativo da Caála venceu esta tarde, no estádio dos Kurikutelas, no Huambo, o Saint George da Etiópia (2-0), para a primeira " mão" das preliminares de acesso à liga dos clubes campeões africanos de futebol, numa partida inteiramente dominada pelos anfitriões.

Embora o resultado final não espelhe o poderio ofensivo imposto pelo Recreativo da Caála ao longo do tempo regulamentar, assistiu-se a uma partida equilibrada e com alguns momentos de futebol de alta qualidade, para satisfação dos espectadores que afluíram em massa ao recinto.

Os primeiros 30 minutos foram de domínio intenso do Caála, que desde muito cedo tomou iniciativa do desafio, não dando hipóteses para que os forasteiros assentassem o seu modelo de jogo e construíssem qualquer lance de perigo.


Fruto deste domínio, aos 29'os anfitrões chegaram ao golo inaugural, na sequência de um livre directo marcado por Dário e desviado de cabeça por Paizinho para o fundo da baliza adversária.


Com o golo marcado, esperava-se que o Recreativo da Caála aumentasse o seu ímpeto ofensivo, ante um opositor que jogava calmamente e preocupava-se mais a defender que procurar soluções para inverter o rumo dos acontecimentos. Tal era a apática toada de jogo do Saint George, que até parecia que estivesse em vantagem no marcador.

A partir daí até ao intervalo, a equuipa angolana continuou dominadora. Circulava bem a bola, cumpria com a sua organização de jogo ofensivo e demonstrava ligação entre os sectores, mas pecava na finalização, desperdiçando imensas ocasiões golos, o que é inadmissível em competições de genero.

No reatamento, a partida conheceu outra dinâmica, fruto da subida repentina de rendimento do Saint George que passou a chegar mais vezes junto da baliza do Caála, o que não aconteceu na primeira etapa.
 

Durante largos minutos do segundo turno, a formação etíope conseguiu anular as investidas de ataque do Recreativo da Caála e passou a explorar as debilidades que a equipa adversária apresentava na sincronização dos laterais e os médios alas nas acções defensivas.

Em duas ocasiões diferentes, o Saint George por pouco teria restabelecido a igualdade, não fosse a falta de pontaria do avançado Yared, aos 65', e a boa defesa de Capessa, aos 70', na sequência de um portentoso remate de longa distancia desferido por Isaac.

O Recreativo da Caála só voltou a reencontrar-se na partida logo a seguir aos "calafrios" que sofreu. Aos 72'Palhares, que tinha acabo de entrar, passou por dois contrários e cruzou a bola, em jeito, para a grande área do Saint George onde se encontrava Paizinho que fez o que qualquer avançado gostava fazer. O golo.

Daí em diante, assistiu-se a uma acção ofensiva do Caála que remeteu por completo o adversário no seu meio campo, mas os golos tardavam acontecer. Aos 81'Paizinho, já com o guarda-redes do Saint George batido, não teve calma para elevar o marcador.


Em suma, a vitória do Caála, embora por números aquém do que a equipa produziu em campo, premeia o esforço empreendido pelos seus atletas que souberam defrontar o Saint George sem qualquer receio e não acusaram a pressão que o jogo em si carregava.

Ficha técnica:

Estádio: Kurikutelas.

Assistência: Pelo menos cinco mil espectadores.

Árbitro: Ruzive Ruzive (zimbabweano).

Assistentes: Muanda Abraham e Mukucha Osward (zimbabweano).

Comissário ao jogo: Nkwin Lai Laurent (congolês).

Quarto árbitro: Pedro dos Santos (angolano).

Recreativo da Caála: Capessa, Vidigal (capitão), Elias, Buba, Kialunda, Vovo, Celson, Dário, Dudú (Palhares, aos 67'), Paizinho e Femi (Campos, aos 89'). Treinador: Vítor Manuel (português).

Saint George da Etiópia: Robert, Degu (capitão), Alula, Abebaw, Isaac, Yonatan (Akarina, 88'), Michel, Suleymam, Yared, Sula (Adane, aos 79') e Mesein (Prince, aos 60'). Treinador: Giuseppe Dossena (italiano).

Suleymam e Yonatan foram admoestados com cartolina amarela, enquanto Abebaw foi expulso, aos 88', por acumulação.

Estas duas equipas voltam a encontrar-se dentro de 15 dias em Addis Abeba, capital etíope, para o jogo da segunda "mão".

Sem comentários:

Enviar um comentário