9 de maio de 2011

CRÓNICA | Rádio 5 - Angola

FUTEBOL ANGOLA SERÁ DOS MELHORES DE ÁFRICA
A história escreve-se com factos de evidência onde os valores ou os insucessos, se inserem. Isto no que se refere a história escrita com h, maiusculo, porque a estória sem h e com e – neologismo criado há mais de 40 anos pelo nosso Premio Camões, Luandino Vieira -, é estoria pra contar sem merecimentos na outra que se escreve com h. Espero ter-me feito entender para que não me interpretem mal quando eu me referir à história com H, que admito estarmos já perante alguns episódios a merecerem a atenção dos nossos historiadores. Estou a referir-me à reviravolta que o nosso futebol está a querer operar. E quando assim o digo, estou a tomar em consideração afirmações do nosso seleccionador nacional, o Lito Vidigal, quando se afirma disponivel para tornar o futebol angolano numa das maiores potencias do futebol africano. E se assim for, eu acrescento: do futebol mundial. Eu sou dos que acreditam na competência de Lito Vidigal, como se pova o ter sido eu a insistir neste programa para que fosse contratado, até mesmo antes de a Federação ter optado pelo Manuel José... um nome que apoiei, sem reservas, uma vez ter sido demonstrado que havia dinheiro para o contratar. E não me arrependo de o ter apoiado... pois não fez mau trabalho, não comprometeu o futebol angolano e só não o glorificou, como se sabe, por um assessor infiltrado na Federaçao ter interferido no seu trabalho e desestabilizado o balneário. Coisas que nenhum angolamo gostaria que se repetissem.

LITO CONVOCA PARA O QUENIA

 Vem a talhe de foice dar uma escapadela aos convocados divulgados para o estágio deste mês no Algarve dos “Palancas Negras” na preparação do jogo com o Quénia, em Junho próximo. Djalma Campos, Mateus, Kivuvu e Vunguidica estão na lista dos que jogam na Europa. Mas penso que não serão os únicos... e, apetece-me peguntar ao Lito Vidigal... se já pensou no jovem Jussane, que joga na III Divisão, onde se consolida como matador activo. É um jovem possante que nas maos do Lito ia criar opções paralelas ao Santana Carlos e ao Manucho. Creio que o problema do passaporte está resolvido. 

PALMEIRAS AFUNDADO COM MEIA DUZIA PELO CORITIBA
Angolano GERALDO MARCOU a fechar!

 E, já agora: que grande bomba o Coritiba deu no Brasil... o Coritiba, o emblema onde joga o nosso barãozinho Geraldo, formado na abandonada escola de jogadores de Viana, do Norberto de Castro. É verdade, o Coritiba goleou o Palmeiras, clube orientado pelo consagradissimo treinaodor Felipe Socolari – que continuo a pensar não saber avaliar os adversários , preconizando coisas que fogem da realidade . Por issso sofreu essa meia duzia a zero. Um resultado que por muito esforço eu faça para buscar e rebuscar palavras elevadas no superlativo, não consgui. Seis golos é obra... na qual o Geraldo contribui ao marcar o que fechou a contagem de uma maneira curiosa. Os adeptos do Coritiba pediam “ geraldo marca meia “... e, não é que o miudo saindo de um guizado medonho enfiou a bola sem hipoteses para o Marcos, o famosos guarda-redes idolo dos Canarinhos. quando passava um minuto do tempo regulamentar? … Foi a festa medonha... naturalmente! 

ANGOLANOS VENCEM MARROQUINOS

 Para terminar, meu aceno de simpatia aos rapazes que nos Coqueiros venceram os marroquinos... abrindo esperanças aos militares de continuidade na Taça da Confederação... Magra vantagem é certo.... mas o Carlos Manuel, agora com a batuta dos ex do Drulovick, por altura da segunda-mão... já estará mais ambientado ao futebol africano e informado sobre o adversário. Acredito na qualificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário