14 de setembro de 2011

Liga dos Campeões

FC Porto 2 – 1 Shakthar Donestk

A sina das bolas no ferro
e o frango de Helton
assustaram portistas

O FC Porto venceu o Shakthar Donestk no estádio do Dragão. Os golos azuis e brancos foram obtidos Hulk aos 28 e Kléber aos 50 minutos. O tento ucraniano foi obtido por Luiz Adriano aos 12 minutos aproveitando uma falha incrível de Hélton. Esta foi uma partida referente à 1ª jornada do Grupo G da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O FC Porto entrou na partida com sinal mais e logo aos cinco minutos Hulk flectiu do flanco direito para o meio e próximo da grande área ucraniana, rematou com violência à baliza de Rybka. A bola sofreu um desvio em Defour, fazendo que o esférico embatesse na trave adversária.

Quatro minutos mais tarde James Rodríguez foi travado em falta dentro da área do Shakthar e Alex Brych apontou para a marca da grande penalidade. Hulk chamado a marcar acertou no poste da baliza de Rybka, desperdiçando uma oportunidade de ouro para dar vantagem ao FC Porto.


Antes de continuar a ler, veja o video que a TVGOL, nos proporcionou para vermos o que de fato aconteceu no Estádio do Dragão.

Aos 12 minutos Hélton gelou o estádio do Dragão. O avançado do Shakthar Willian rematou, o guardião brasileiro largou a bola para a frente e Luiz Adriano, oportuníssimo, abriu o marcador e pôs a formação ucraniana na frente do placard.

A resposta azul e branca ao golo sofrido chegou aos 28 minutos. Hulk através da marcação de um livre, fez o golo portista. O dorsal 12 brasileiro rematou fortíssimo e restabeleceu o empate no Dragão, estavam decorridos 28 minutos.

No minuto 26, Eduardo coloca a bola no fundo da baliza de Hélton, mas o lance foi invalidado pela equipa de arbitragem, devido a uma mão na bola. Decisão correcta. Ficou no entanto o aviso ucraniano.

Os campeões nacionais não baixaram os braços e foram à procura do 2-1, aos 32 minutos, Hulk sempre ele voltou a causar calafrios aos ucranianos na recarga de um livre marcado por James. O brasileiro aplicou o seu forte remate praticamente do mesmo sítio de onde marcou o primeiro tento portista, obrigando Rybka a grande defesa.

A dez minutos do intervalo Rakitskiy foi expulso após uma entrada bárbara sobre o internacional português João Moutinho. O juíz da partida, Alex Brych não teve dúvidas em exibir o cartão vermelho ao defesa central ucraniano perante uma entrada violentíssima sobre o número 8 azul-e-branco.

No primeiro tempo, o FC Porto teve o domínio da partida em alguns períodos do jogo, mas falhou um penalty e esteve em desvantagem, fruto de uma falha de Hélton. Hulk no entanto repôs a justiça no Dragão.

No início do segundo tempo o FC Porto dispôs de uma oportunidade perigosa interpretada por Steven Defour, que rematou forte mas sem a direcção desejada.

Um minuto depois dos 51 minutos Kléber marcou. O brasileiro foi assistido por James Rodríguez e em posição privilegiada só teve que encostar pondo o FC Porto pela primeira vez na frente do marcador (2-1).

O Shakthar Donestk quase que conseguia chegar ao golo. Luiz Adriano conseguiu ganhar a posição a Jorge Fucile, mas não conseguiu controlar o esférico. Helton, sozinho, segurou a bola e evitou o golo dos ucranianos.

Aos 79 minutos Chygrynskiy recebeu ordem de expulsão, a castigar uma entrada sobre Djalma, ficava assim o Shakthar Donestk reduzido a 9 unidades.

O FC Porto voltou a causar perigo. O colombiano James Rodríguez através da marcação de um livre enviou a bola à trave da baliza do Shakthar Donestk, Rybka nada podia fazer.

Foi uma partida onde James Rodríguez continuou a exibir-se em grande forma , à imagem das recentes performances, tendo faltado apenas o golo ao colombiano para abrilhantar ainda mais a sua exibição. ”El Bandido” pode não ter marcado, mas fez de forma sublime a assistência para o tento de Kléber, que completou a reviravolta.

Com esta vitória o FC Porto está na frente do grupo g assim como o APOEL de Nicósia que também venceu a sua partida ante o Zenit de São Petersburgo por 2-1.

Ficha de Jogo:

FC Porto – Shakthar Donestsk ( 2-1)

Estádio do Dragão. Cidade do Porto

13 de Setembro de 2011
Liga dos Campeões

Fase de Grupos:

Grupo G: 1ª Jornada

Marcadores:

1-0 Luíz Adriano – 12 minutos

1-1 Hulk – 28 minutos

1-2 Kléber – 51 minutos

Equipas:

FC Porto:

Hélton, Fucile, Otamendi, Maicon, Álvaro Pereira, Fernando (Belluschi, 61), Defour, João Moutinho, James Rodriguez, Hulk (Varela, 77) e Kléber (Djalma, 69).

Suplentes:
Bracali, Belluschi, Cristian Rodriguez, Varela, Djalma, Mangala e Souza.

- Shakhtar Donetsk:
Olexandr Rybka, Darijo Srna, Yaroslav Rakitskiy, Dmytro Chygrynskiy, Razvan Rat, Henrik Mkhitaryan, Fernandinho, Willian (Tomas Hubschman, 81), Eduardo (Olexandr Kucher, 42), Jadson (Alex Teixeira, 64) e Luiz Adriano.

Suplentes:
Andriy Pyatov, Tomas Hubschman, Olexandr Kucher, Vasyl Kobin, Yevhen Seleznyov, Douglas Costa e Alex Teixeira).

Árbitro:
Felix Brych (Alemanha).

Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Luiz Adriano (27), Dmytro Chygrynskiy (31 e 80), Darijo Srna (34) e Álvaro Pereira (34). Cartão vermelho direto a Yaroslav Rakitskiy (40) e, por acumulação, a Dmytro Chygrynskiy (80).

Assistência:
36.612 espectadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário