19 de setembro de 2011

PANAFRICANOS

Angola superou edições anteriores



 Com ANGOP a partir de Maputo -  A participação de Angola nos X Jogos Africanos encerrados neste domingo, em Maputo, superou as últimas seis edições em conquista de medalhas e posicionamento no ranking do maior evento multidisciplinar do continente.
Desde a primeira presença em Nairobi1987 (Quénia), em que Angola ficou 21º lugar, com uma medalha de bronze, nos últimos anos tem alternado entre altos e baixos.
No Cairo1991 (Egipto) obteve o 12º posto com 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 5 de bronze, mas a seguir, Harare1995 (Zimbabwe), caiu para a 29ª posição com apenas 3 medalhas de bronze.
Em Joanesburgo1999 (África do Sul), os angolanos voltaram a subir para 12º (4 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze).
Essa posição (12ª) foi mantida em Abuja2003 (Nigéria), com 3 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze, não acontecendo o mesmo em Argel2007 (Argélia), onde registou a queda para 13º (4 de ouro, 1 de prata e 7 de bronze).
Terminada a X edição que Moçambique organizou de 3 a 18 deste mês, o salto foi quantitativo e qualitativo na sétima presença em Jogos Africanos. Com 26 medalhas (6 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze), ficou no inédito 10º lugar. Angola melhorou também em termos de qualidade competitiva.
Na maior parte das provas em que estiveram envolvidos, contrariamente às edições anteriores, os atletas disputaram lugares cimeiros, alguns dos quais eliminados mesmo no limite das posições de acesso à medalha.
Das modalidades representadas, o desporto adaptado foi que mais medalhas conquistou, com sete em atletismo e natação (1 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze). Segue-se a canoagem com 5 (2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze) e o xadrez com quatro, 2 de ouro e 2 de bronze.
Medalharam em Moçambique, além dos adaptados, canoagem e xadrez, o basquetebol masculino e feminino, andebol masculino e feminino, judo, taekwondó, vela e voleibol de praia. O karaté, atletismo, boxe, ténis, ténis de mesa e ciclismo não subiram ao pódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário