30 de dezembro de 2011

GIRABOLA 2012
ZONAL DE APURAMENTO

INCAPACIDADE FEDERATIVA
origina mal estar
no futebol angolano



Com a inacabada "novela" dos protestos levantados no Zonal de Apuramento ao Girabola de 2012, com os protestos do Nacional de Benguela e do Desportivo da Huila, a Federação Angolana mostra que não aprendeu com o capitulo vergonhoso ocorrido com o desfecho do protesto que só na última jornada do Gira deste ano, consagrou o Recreativo do Libolo, campeão nacional angolano. 




Conselho Técnico da FAF reuniu a 12 de Dezembro e resolveu nada

Agora tudo é igual salientando a negligência (ou será incapacidade, incompetência ou politica do deixa andar... depois resolvemos isso) no Conselho Técnico da FAF (na foto).
Sem estar apurado o clube que ocupará a última vaga para o campeonato vindouro, o sorteio foi realizado gerou alguma polémica, o Inter vai defrontar o D'Agosto e o Benfica de Luanda está à espera de saber quem vai visitar; se o Nacional de Benguela, Desportivo da Huila ou Escola Norberto de Castro.
Uma situação que não credibiliza a actual Direcção da FAF, embora possa atender-se a que determinada ótica diretiva possa atenuar ou pôr paninhos quentes no problema. O que ninguém pode aceitar sem pensar na incapacidade diretiva da FAF é os três clubes candidatos não saberem, sequer, como e quando serão os jogos de repetição entre os três candidatos.
Atentando nas declarações do Presidente Norberto de Castro do emblema de Viana ( a grande surpresa do futebol luandino) feitas à reportagem da Rádio 5, somos forçados a admitir que a presença desta equipa de Viana, causa engulhos a muita gente que não consegue separar o desporto da politica, associando o nome Norberto Castro ( de um conhecido elemento servidor de Jonas Savimbi) que está a impor-se sem apoios ou recursos a esquemas estranhos.
Norberto de Castro falou:  

“Sinto-me triste pelo que todos nós estamos a ver o que se passa com o nosso futebol. Não estou a julgar ninguém mas é uma realidade, é mau para o nosso futebol, o que nós vimos aqui neste sorteio é mau, não é bom para o nosso futebol”

Eu, autor desta opinião, conheço o NC. Sei que a sua luta é de objetivos que não têm outra finalidade do que servir a formação de jovens (alguns orfãos) quer na escolaridade, quer no desporto. Tem sido, nestas vertentes, um herói exemplar. Não conheço em Angola ninguém que a ele se possa comparar. Veja-se o Complexo que ele construiu com o dinheiro que ganhou no "Roque Santeiro" - inaugurado e elogiado pelo nosso Presidente José Eduardo dos Santos -, e reconheça-se com honestidade que só a determinação de um caráter forte conseguiria não só mantê-lo activo como, ainda mais vinculativo, disputar uma prova ao lado de alguns colossos do futebol angolano e chegar ao actual posicionamento de ter de disputar com dois desses colossos - Nacional de Benguela e Desportivo da Huila -, a subida de escalão...
Surpreendente, imprevisível mas verdade e sem arbitragens serem postas em causa ou  manobras ilegais. Jogo por jogo... bola nos pés e cabeça levantada. 
Segundo noticiou a R5, Norberto de Castro, não ficou convencido com o que ouviu, no decorrer do sorteio, a alguns dirigentes ; uma questão que poderia ser resolvida em duas semanas ou no máximo um mês, dois meses ainda não chegaram para evitar que se pense mal do órgão máximo do futebol angolano facto que está  a dar lugar a pensamentos torpes de busca de soluções que afastem a equipa com nome "xato" de ter a oportunidade de conquistar um lugar ao Sol no futebol do escalão maior: o Giabola'2012.

BREVE DOCUMENTÁRIO SOBRE A OBRA DE NORBERTO DE CASTRO
NA VALORIZAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL DO DESPORTO ANGOLANO
- Imagens retiradas do Google, com a devida vénia aos autores -





“É de lamentar a situação, dada a especificidade e o carácter
do centro que nos últimos tempos tem sido
grande exemplo positivo a seguir.
Por isso, merecia uma outra atenção das instituições do Estado.
Porque o seu encerramento é bastante negativo
e empobrece muito mais o desporto nacional”
-
palavras de Augusto Silva, ex-secretário da FAF
DIDIER DROGBA EM ANGOLA
fez questão de visitar a Escola NC o que confirma 

a repercussão da iniciativa no estrangeiro
O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba,
reconheceu tratar-se de um empreendimento privado que presta grande contributo ao país,
adiantando que a ideia é mobilizar sectores
como o Ministério da Educação, Energia e Águas, Hotelaria e Turismo
 para que a escola se mantenha em funcionamen
to. (O PAÍS)
DROGBA NA SALA DE AULAS
com as dezenas de jovens -alguns deles orfão de guerra -,
ficou admirado com esta valiosa iniciativa privada do Norberto de Castro



CALMA!
Aconselhou NC quando lhe tiraram a única fonte
de rendimento que sustentava a Escola 
Jovens de algumas províncias são apoiados nos estudos e no desporto
Norberto Castro dando entrevista ao JD,
junto da piscina do Complexo
Aina DROGBA NA ESCOLA COM MIÚDOS ÓRFÃOS
Vista parcial das incompaáveis instalações da Escola NC
GERALDO
BARÃO ANGOLANO,
 formado na Escola NC. -
terceiro a contar da esquerda -,
internacional do Coritiba (Brasil)
esteve onde lhe ensinaram a ser homem e jogado
r
Norberto de Castro, fundador da sua Escola, ao receber a terça parte deste apoio do BPC,
cerca de 38 mil kwanzas,  disse que pensa investir o dinheiro recebido na aquisição de um mini-autocarro, para apoiar os atletas, porque mensalmente gasta 30 mil kwanzas com transportes

Geraldo faz pose no mesmo local 

de onde desferiu o remate para marcar no clássico

no campo do Coritiba, em Curitiba
. A NOTÍCIA NA IMPRENSA BRASILEIRA:
Carismático, habilidoso e decisivo. O angolano Geraldo, de apenas 18 anos, viveu no último domingo um dia com o qual sonhava desde que deixou seu país há mais de dois anos, deixando sua mãe e seus irmãos preocupados com a decisão de jogar no Brasil. Logo após entrar em campo no clássico entre Coritiba e Atlético-PR, o jogador recebeu a bola e partiu para cima de seu marcador. Adversário no chão, chute preciso e o título garantido para o Coxa. (20 de Abril, 2010)



O Petro de Luanda treinando no Complexo NC

Sem comentários:

Enviar um comentário