17 de maio de 2012

PALANCAS NEGRAS
Vira o disco e toca o mesmo!



COM O POVO PRIVADO DE VER O ENCONTRO
CAMPEÕES AFRICANOS EMPATAM NO AMISTOSO
COM  PALANCAS MESCLADOS 
Estádio 11 de Novembro
um dos maiores e mais belos de África
devido à hora do jogo esteve mais vazio que cheio


Ao fim e ao cabo ainda foram os barões(sécúlos) do Palancas - Djalma, Mateus e Mingo Bile -,  que deram um ar da sua graça neste amistoso disputado entre a equipa detentora do titulo africano e um conjunto de jogadores lançados às feras - apesar das boas aptidões a serem craques -, jogando para "mostrarem-se" lembrando os velhos tempos em que todos queriam ser barões... uma derrapagem (quase) total. 

Os nossos melhores marcadores no "Girabolão'2012" Kêmbua e Yano, nem nas brechas zambianas alvejaram certo e foi pena pois a Zâmbia (nada mostrando de equipa campeã) deu oportunidades mais do que suficientes para nos 45' iniciais podermos estar à frente, pelo menos e sem otimismos com 3 golos de fácil obtenção - aos 10' já tínhamos contabilizado 10 livres de cantos- Só não vergonhoso por acreditar que a culpa desta (pseudo-...) revolução é da nossa Federação, que continua a não saber gerir e colocar o nosso futebol na rota do sucesso... acabando com os "balões de oxigénio" e fazendo uma limpeza atenta e cuidada no que actualmente é aberrante e descabido, ao serviço de interesses e de ódios de estimação.
A SELEÇÃO DA ZÂMBIA que ANGOLA VENCEU POR 1-0
no jogo amistoso de preparação.

Com a equipa da Zâmbia que conquistou o CAN, os Palancas em Cabinda e com os "sécúlos" venceu, nas calmas por 1-0 (golo de quem?  Nem preciso recordar...)
Estou crente de que a nossa FAF nem pensou em convocar o jovem gr do FC Porto, que tem formação técnica e tática da melhor escola de Portugal , o FCP que mostrou qualidades apreciáveis no jogo frente ao Rio Ave... perguntem ao Djalma por ele.
Ter o Mateus Galiano (entrou aos 55') no banco, convocado apressadamente sendo ele um pilar mais forte do Nacional da Madeira para substituir o lugar do Geraldo dado como lesionado (estará?) sendo jogadores de tarimbas diferentes , com JOB (sim, paralelo a Geraldo) na convocatória e depois tirar Djalma para entrar JOB (escrevo com receio de errar por me basear da transmissão da TPA, cheia de gafes e sem credibilidade. Até na questão do tempo o comentador informava que faltavam dois minutos para os 45' e no monitor marcava 47'; mais a partir de uma informação aos 61' indicando que saíra Manucho para entrar Ady ... Adu.. !!!) nunca mais informou nada. Tristeza desprestigiante para a nossa TPA, que continua carente de profissionais competentes, pelo menos no arquipélago técnico-desportivo, da realização).
Resumindo: nestes jogos é costume dizer-se que o resultado é o que menos interessa. Também acho, contudo, nem é bem assim na generalidade quando estes jogos acabam: se perdemos tivemos azar e o nome do árbitro é lembrado; se empatamos, não foi foi uma boa partida mas mostrámos que estamos no bom caminho e só por falta de sorte é que não ganhamos e se ganhamos... a Lua mostra os píncaros aos "iluminados".
No mundo do futebol moderno as tácticas já não privilegiam muito o 4-4-2, estão mais viradas para o 4 - 3 - 3 ( insinuando o sistema de 3 defesas) ou, ainda mais notório com 4 - 3 - 1 - 2 (para jogar ao ataque com os laterais a cobrir os flancos ou para jogar a defesa por o adversário estar a pressionar, o pivot para  trinco atrás do 3 central : 4-1-3-2) E Angola tem jogadores com características para o desempenho de qualquer uma destas tácticas). Mas... é bom não esquecer que em todos os casos da vida (como há dias o meu amigo  António Armando me lembrava) NADA NASCE DO NADA, UM PRINCÍPIO QUE SE APLICA A TODOS OS CASOS.
OMELETAS fazem-se com ovos... mas os ovos têm de ser poedeiras criadas com todos os cuidados de criação.
QUERO DIZER COM ISTO:
uma seleção de futebol faz-se com jogadores ... jogadores de qualidade comprovada com todos os cuidados que só numa Escola de Jogadores (credenciada) poderão chegar aos padrões exigidos ao um jogador de seleção. (a craquice é outra questão).
Um exemplo: o GERALDO, HOJE TIDO NO BRASIL E AQUI COMO UM EXCELENTE JOGADOR DO MEIO CAMPO - titular indiscutível -, começou em Viana, na única Escola que eu conheço -  que NORBERTO DE CASTRO fundou e tem sido o Messias único e exemplar - e seguiu para o Brasil para continuar a sua formação no Andraus e num rasgo de tempo acabou por ser contratado pelo Coritiba, onde completou a formação e tem sido fundamental na subida e valorização do clube da cidade de Curitiba, o CORITIBA  CLUBE.
Comparativamente: o JOB - que eu vi jogar aqui em Lisboa. selecionado pelo meu amigo Mabi Almeida - falecido - frente a Cabo Verde... na alternância com Geraldo. JOB que penso ter sido formado numa escola que também merece o maior respeito da minha parte a do PETRO CATETÃO - ou estarei enganado? -, JOB que me encheu o olho não só nesse jogo como noutros internacionais que vi nop YOUTUBE... hoje, no reflexo de uma lesão... ficou pelo caminho. Bem, há um fator a contribuir: é que as idades de ambos ... No BI JOB não é ... é bem mais velho (talvez por isso com o Lito Vidigal que o levou para Cabinda não passou no teste). Mas a revolução aberrante de alguns colegas levou o selecionador Romeu FIlemon - par-time da FAF - a convocar Job e pior que isso, a colocá-lo a jogar para dar um ar da sua graça (auto promoção). Quanto a Lunguinha, pareceu-me ter muita força (um dos males do nosso futebol, jogar em força em vez de jogar em agilidade, estratégia como o destituído professor Lito Vidigal tentou e teve êxito quando, após umas semanas de rápidas observações e informações recolhidas formou um conjuntos de girabolistas diferente mas tão valioso que safou a derrota do Hervé no Uganda e conquistou o CHAN  primeiro lugar no grupo que qualificou Angola para o CAN , cumprindo o único objectivo do contrato que firmou com a FAF sem que a contrapartida do contrato tenha sido cumprida com a equipa técnica e com os jogadores que andaram a erguer a bandeira do futebol angolano pelo mundo (A FIFA reconheceu na valorização nunca antes conseguida com ganhos surpreendentes no Ranking que ainda no mês Abril último voltou a subir mais dois pontos).
Não posso manifestar uma opinião definitiva sobre os jovens que "revolucionaram" o futebol angolano, convocados (à pressão) porque não os vi jogar no Girabola (apenas vi-os  hoje pela TPA - numa transmissão de imagem de qualidade muito razoável com replays mais ou menos corretos). Gostei muito da visão de jogo do Carlitos, do Bastos, do Miguel e do Danny (a defesa que sempre esteve bem nas zonas adequadas); Adawá lutou à solta, trapalhão a querer mostrar algo que ainda não está ao seu alcance mas gostei do gesto; Mingo Bille sóbrio e certo; Kêmbua e o cabeludo Yano (ambos dos 17 golos somados no Girabolão) não conseguiram fazer um só das duas flagrantes oportunidades que tiveram e fizeram lembrar o golo do Love em Cabinda que  desesperou   o Hervé.
Quanto aos guarda -redes (QUE PENA O kADU do FCP não estar convocado) não tiveram grandes problemas devido à ineficácia do jogo atacante da equipa zambiana - que parecia estar a fazer um frete para justificar o caché -, e, principalmente, pela atuação do centrais que cortaram todas a jogadas de perigo. No entanto, no pouco que o jogo lhes proporcionou Landu (mais maduro) mas gostei mais do terceiro que substituiu o JOTABÊ, substituição não indicada pela TPA.
CONCLUINDO: As certezas da seleção que eu vi e que garantem continuidade (e não se inserem no alimentar esperanças caducas) são:
 DJALMA CAMPOS (na foto à direita) - que esteve sempre com a equipa às cosas MATEUS GALIANO - sem que lhe dessem jogo num jogo sem fio por onde se pegasse -,DANY E  AGUINALDO;  CARLITOS, BASTOS, MIMGO BILE E MIGUEL. ADAWÁ se o mister RF conseguir que ele entenda o que é ser jogador de equipa... pode servir para tentar safar esta difícil etapa que a FAF gerou para o nosso futebol.
Para terminar poderia citar uma vontade enorme de intenções, mas francamente, vou ficar-me pela única que me parece ser a mais conveniente e a que pelo menos será o garante da continuidade de um plano (bom ou mau mas plano aprovado)

QUE FIQUE O ROMEU FILEMON
OXALÁ O PRESIDENTE PEDRO NETO NÃO VOLTE A CAIR NOS DISPARATES DOS SEUS ANTECESSORES DE MUDANÇAS POIS PARA DECISÕES ERRADAS JÁ BASTAM AS COMETIDAS

Este o cometário que serviria de base à minha crónica na Radio 5, hoje quinta-feira, que não gravei por não conseguir evitar dar a minha opinião que vi à distância e já largamente comentada pelos meus colegas de Luanda. E, como cada cabeça sua sentença... prefiro ficar por aqui.. nos cantinhos do MEUS ESCAPES e no meu facebook


IMAGENS COPIADAS DA INTERNET 
Autorias não citadas. Jornal dos Desportos. joimagens (Luanda)

Sem comentários:

Enviar um comentário