6 de julho de 2012

CAN'2013
ANGOLA



ANGOLA ISENTA DE PRELIMINARES
PALANCAS NEGRAS

Mercê da pontuação geral dos últimos três campeonatos africanos das nações, a selecção nacional de futebol integrou o grupo de equipas isentas das preliminares de acesso ao CAN2013, a organizar pela África do Sul, devendo defrontar o Zimbabwe na derradeira fase. Numa decisão excepcional da CAF, beneficiaram de isenção na primeira etapa da qualificação as 16 selecções que estiveram no CAN'2012, no Gabão e Guiné Equatorial *
das quais 13, incluindo os “Palancas Negras", ganharam o direito de figurar no pote A do sorteio desta quinta-feira, juntamente com os Camarões e a Nigéria, cuja ascensão a este grupo se deve a prestação dos campeonatos anteriores ao do ano em curso.
 
 Graças a Lito Vidigal, considerada uma participação positiva no CAN'2012,que a FAF despediu por imposição de iluminados da comunicação social angolana, que achou ser um fracasso. Uma decisão errada como se prova pela classificação que nos coloca, sem favores no pote A, enquanto o Senegal e Botswana no pote B pelo pobre desempenho.  
 Sem contar com a África do Sul, anfitriã de 2013, Angola, Argélia, Burkina Faso, Cote d'Ivoire, Gabão, Ghana, Guiné Conacry, Guiné Equatorial, Mali, Marrocos, Sudão, Tunísia e Zâmbia foram as beneficiadas, enquanto o Senegal e Botswana, apesar da isenção na pré-eliminatória, viram-se obrigados a figurar no pote B pelo pobre desempenho no CAN2012. Os campeonatos das nações em futebol (CAN) passam, doravante, a ser realizados em anos impares por forma a evitar coincidências com provas como mundiais e campeonatos europeus, que acontecem em anos pares, numa decisão do órgão reitor da modalidade no continente. No pote B do sorteio realizado hoje, no Palácio Cafe Tanz-imperadores, arredores de Joanesburgo, estiveram, além do Botswana e Senegal, Cabo Verde, República Democrática do Congo, Etiópia, Libéria, Líbia, Malawi, Moçambique, Níger, Serra Leoa, Togo, Uganda, Zimbabwe e República Cento Africana, que “sobreviveram” nas preliminares. Os jogos da primeira-mão realizam-se entre os dias 7, 8 e 9 de Setembro, enquanto a segunda será disputada no período de 12 a 14 de Outubro. Angola, cujo primeiro desafio fará em Harare, persegue a sua sétima presença numa fase final da Taça das Nações, depois de ter estado em 1996 na África do Sul, 1998 no Burkina Faso, 2006 no Egipto, 2008 no Ghana, 2010 aquando da organização e 2012, no Gabão e Guiné Equatorial.


Sem comentários:

Enviar um comentário