5 de agosto de 2012

Comunicação Social
Centro TPA no Bengo

 Centro de Produção da TPA 
inaugurado pela ministra Carolina Sequeira
 
A inauguração, pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, sexta-feira, em Caxito, do centro de produção da Televisão Pública de Angola, na província do Bengo, que considerou como um instrumento que vai agregar valor e significado ao trabalho que o Executivo desenvolve para modernizar Angola, constituiu o facto mais relevante da semana.
 Ao intervir na cerimónia de inauguração do centro, a ministra frisou que o Governo angolano sob a liderança do presidente José Eduardo dos Santos está a trabalhar para melhorar Angola, para transformar o país numa terra que seja não só o orgulho dos seus filhos, mas sobretudo um exemplo a seguir na região e no mundo. "Em nome do Executivo gostaria de reafirmar às populações do Bengo que nós trouxemos através deste centro de produção mais uma presença do Bengo no todo nacional”, disse a governante. Outro motivo de interesse da semana foi a recepção pela Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Bengo, quinta-feira, em Caxito, do equipamento necessário para a realização das eleições gerais de 31 de Agosto. Segundo a porta-voz da CPE do Bengo, Filomena Pinto, os 387 kits recebidos serão distribuídos nos próximos dias às comissões municipais eleitorais, sendo 195 para o município do Dande, 81 para Nambuangongo, 41 para os Dembos, 31 para Ambriz, 30 para Bula Atumba e nove para Pango Aluquém. A fonte adiantou que se trata de cabines de votação e cadernos eleitorais. Dá-se, assim, por concluído o processo de recepção do equipamento para as eleições. 
 Segundo Filomena Pinto, a Comissão Provincial Eleitoral realizou, nos seis municípios que compõem a província do Bengo, ciclos de formação para formadores eleitorais, tendo como objectivo explicar a importância da votação. A apresentação pela OMA e a JMPLA, respectivamente organizações feminina e juvenil do partido MPLA, quinta-feira, em Caxito, em actividades separadas, o programa de governação do MPLA, para o quinquénio 2012/2017, constituiu igualmente destaque da semana. 
A JMPLA apresentou o referido projecto aos estudantes da Escola Superior Pedagógica, em acto orientado pelo segundo-secretário provincial do partido no Bengo, Pereira Alfredo. Após destacar as realizações do Executivo, emanado da vitória no pleito de 2008, frisou que o bem-estar da população continua a ser a principal preocupação do MPLA, propósito expresso no programa de governação para o próximo quinquénio (2012/17). Sublinhou ainda que, para o MPLA materializar o referido programa, torna-se necessário que ganhe as eleições gerais, de 31 de Agosto. Para o efeito, apelou ao engajamento redobrado na mobilização e sensibilização para a importância do voto certo. Por sua vez, a OMA realizou a sua actividade no cine Africampos e destinou-se, em particular, às mulheres, como grupo maioritário de votantes, tendo o membro da comissão executiva provincial do MPLA Ernesto Chilala apelado às militantes da organização feminina a estarem atentas às falsas promessas dos concorrentes. 
Outra manchete da semana foi a intervenção do secretário provincial da UNITA no Bengo, Simão Albino António Dembo, que reafirmou sexta-feira, na cidade de Caxito, o tratamento igual de todos angolanos como prioridade no seu programa de governação, caso vença as eleições gerais no próximo dia 31 de Agosto. No acto, que marcou a apresentação do programa de governo na província do Bengo, o político disse que consta do programa o acesso fácil aos serviços de saúde e educação, habitação para todos, fornecimento de água e energia, bem como a melhoria das condições de saneamento básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário