21 de setembro de 2012

HUAMBO- CIDADE VIDA!


NOVA LISBOA virou HUAMBO
Amanhã - 22 de Setembo -, a actual cidade do Huambo, recorda uma das mais belas páginas da História Colonial, ao ser fundada a cidade de Nova Lisboa. Passaram 100 anos, entre os quais 37 anos já inseridos por circunstância revolucionária que tornou Angola independente. Não serão, óbvio 137 anos, mas sim e apenas 63 anos como Nova Lisboa e 37 que serão comemorados no dia 11 de Novembro. 

Os nomes de Norton de Matos, um general de larga visão, que muitos projetos fabulosos engendrou, como, por exemplo as ligações rodoviária e ferroviária com Luanda, rasgando montanhas desde o Alto Hama a Cambambe. E, mais atrevido, lutou para que a capital angolana fosse Nova Lisboa - uma vez que a velha Lisboa seria sempre a do continente europeu.
Muito mais do que estes dois pormenores outros inserem-se na História de Portugal, relativamente ao período colonial, uns lindos e belos, outros feios e criminosos, nas décadas 50 a 74. 
HUAMBO: CIDADE VIDA! Título das minha cronicas nacionais e internacionais... Slogan que usei como indicativo da Emissora Regional do Huambo, a partir de Maio de 1974, onde fui diretor de 1974 a 1989 - por indicação de Joaquim Kapango, Albano Machado e Carlos Fernandes, grandes revolucionários que defenderam com denodo o povo, na orientação do Comité Provincial do MPLA- Partido do Trabalho. Na altura, ao lado de Carlos Fernandes, (DIP) coordenava e respondia pela transmissão do programa ANGOLA COMBATENTE, na antena do Rádio Clube do Huambo, tendo sido obrigado pelo "reaças" Alexandre Caratão - diretor da estação -, a assinar um contrato...
Muito poderia e deveria contar hoje sobre os acontecimentos e o quanto foi feito na cidade, aí mesmo, nas barbas do líder da UNITA, Jonas Savimbi, durante períodos nevrálgicos vividos na época pós independência.
Foi difícil... muito difícil, mas vencemos com galardia, na qualidade de militante consequente - como me classificou o Camarada Presidente Agostinho Neto e o dr. Juiz João Felizardo, consignou com honras especiais... numa breve reunião a que estiverem presentes o Comandante Pedro Maria Tonha "Pedalé",  Marcolino Moco, Carlos Fernandes e Rui Castro.
Talvez um dia... recorde coisas fantásticas que realizaram-se no 
HUAMBO - CIDADE VIDA!
Com os meus amigos que aqui pelo Mundo daqui e daí, lembram hoje - 22 de Setembro -  a data da fundação da cidade de NOVA LISBOA, erguendo a saudosista taça de convívios sãos de outrora,
na Kambo, no Mambrôa, Estádio das Cacilhas, no Kurikutelas, no Pavilhão do Petro e o quanto por lá vivemos de dia, de noite e de Madrugada.
Para os colegas Celestino Domingos ... Abel Hossi ... Nando ... quadros por mim formados... um golo de Kissaaangua da bôa, que a saudade fez lembrar com sabor gostoso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário