15 de agosto de 2010

I JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE


Os Primeiros jogos Olímpicos da Juventude
abriram em Marina Bay de Singapura

com a participação de cinco mil atletas
entre os quais representantes de Angola

Para estes jogos, Angola está presente em com as modalidades de basquetebol feminino (3X3), andebol feminino, natação feminina, canoagem e atletismo.
A comitiva angolana é composta por 39 pessoas, entre dirigentes, técnicos, atletas e a estréia acontece este domingo com o basquetebol, 3x3 feminino que defrontará os Estados Unidos da América.         
Um total de 26 modalidades serão disputadas, perfazendo 29 disciplinas.  
Os Jogos da Juventude são complementares aos Jogos Olímpicos e disputados por atletas com idades entre 14 e os18 anos, tendo sido concebidos pelo presidente do COI, em 2001, e aprovados durante o CXI Congresso do COI.








Os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento multi-desportivo internacional realizado a cada quatro anos, da mesma forma dos Jogos Olímpicos. Para participar desta versão os atletas deverão ter de 14 a 18 anos. A ideia partiu do presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, em 2001. 
Em 6 de Julho de 2007, os membros do COI, na 119ª sessão da entidade, na cidade da Guatemala, aprovaram a criação da versão jovem dos Jogos Olímpicos.
A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão realiza-se entre 14 e 26 de Agosto de 2010 em Singapura com a participação de cerca de 5 mil atletas. Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno estão marcados para 2012 e são esperados 970 atletas e 580 oficiais.
Os custos eram estimados em 30 milhões de Dólares para os jogos de Verão e 15-20 milhões de Dólares para os jogos de Inverno.
Mas, os orçamentos das as duas candidatas para sediar a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão foram bem mais altos. Singapura tinha previsão de 75 milhões de dólares e Moscovo previa 175 milhões de dólares. As outras candidatas tinham orçamentos bem menores e foram eliminadas do processo.
Outros eventos olímpicos para os jovens, como o Festival Olímpico da Juventude Europeu e o Festival Olímpico da Juventude Australiana são realizados a cada dois
anos e provam ser um sucesso.
Para esta versão dos Jogos a cidade anfitriã não deve construir nenhum dos locais de competição, as excepções seriam as estruturas provisórias e em casos específicos a Vila Olímpica, o Estádio Olímpico deve ter no mínimo 10.000 lugares, e o centro aquático deve ter capacidade para 2500 pessoas. Além disso, todos os eventos devem ser realizados no perímetro da cidade sede.
A educação e a cultura são factores cruciais para os Jogos Olímpicos da Juventude. Não somente em relação aos participantes dos Jogos, mas também aos jovens do mundo inteiro e aos moradores da região da cidade sede. Questões relacionadas a factores multi-culturais, linguísticos e de variedade de faixa etária são de obrigatoriedade do programa cultural que tem os seguintes pilares: "conhecer","fazer","ser" e "conviver".
(Diferenças nas Versões)
As modalidades desportivas desta versão dos jogos são as mesmas praticadas nos Jogos tradicionais, mas em menor escala, levando em conta a infra-estrutura da cidade. Por exemplo, não são incluídos o pólo aquático e a natação sincronizada nos eventos dos desportos aquáticos, bem como a disciplina slalom da canoagem.
O comité organizador pode escolher no caso do basquetebol pelo tradicional ou o então o streetball competição praticada nas ruas e com apenas 3 jogadores. No voleibol o comité organizador escolhe entre o voleibol indoor e o volei de praia. O ciclismo apresenta as duas modalidades mais modernas do desporto: o mountain bike e o BMX, sendo que as provas de estrada e de pista foram excluídas do programa. Outras modalidades praticadas por jovens e aqueles que posteriormente entrarem no programa, eventualmente, podem ser incluídos se apoiados pelas respectivas federações internacionais. Em Novembro de 2007, foi revelado que seriam incluídos o pentatlo moderno na primeira edição dos Jogos em 2010. A vela também foi incluída no programa.
A edição de inverno terá 7 modalidades. O luge e o bobsleigh poderão ser excluídos caso a cidade sede não tenha lugar disponível. No processo de candidatura dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de 2012, Harbin planejava a construção de uma pista para a modalidade, enquanto Kuopio não oferecia a realização do evento.
A outra diferença dos Jogos da Juventude é que nas premiações não serão usados os símbolos nacionais que serão substituídos pelo hino e bandeira olímpicos, para evitar a competitividade exacerbada entre os atletas.







A treinadora da equipa nacional de basquetebol feminino (3 para 3), Elisa Pires, revelou, hoje à Angop, nesta cidade, que vai apostar na defesa, sobretudo no bloqueio, para anular o ataque das “gigantes” americanas domingo na estreia dos Jogos Olímpicos da Juventude – Singapura 2010, que começam hoje.
 Falando após do treino matinal, Elisa Pires lembrou que as partidas são de “apenas” dez minutos, com direito a um “time out” (desconto de tempo de um minuto), por isso o mais importante é defender e evitar que o adversário chegue aos 33 pontos, que, de acordo com o regulamento, atribui vitória, mesmo antes do apito final.
 Já vi que as americanas são gigantes, por isso vamos procurar defender bem e equilibrar o jogo, jogando de igual para igual”, - ressaltou.
Quanto ao estado emocional das meninas, Elisa Pires disse que estão animadas, mas muito ansiosas.
Disse que as tem motivado lembrando-lhes: “somos mais rápidas e devemos tirar proveito disto”.
 Assinalou que a adaptação ao clima e à diferença horária (mais 7h que Angola) foi rápida, graças à disciplina do grupo.
 A selecção treina duas vezes por dia e tem baseado a sua preparação no aprimoramento da técnica individual, bloqueios, ataque e posicionamento em campo.
Para o jogo de domingo, a equipa nacional vai alinhar com Artemis Afonso, Elizabeth Mateus e Ana Cláudia Gonçalves, enquanto Helena Francisco é a suplente.
 Angola integra o grupo B ao lado das selecções dos Estados Unidos, Bielorrússia, Singapura e Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário