28 de agosto de 2010

MUNDIAL de BASQUETEBOL

Angola defronta a Sérvia na abertura
Angolanos vão tentar melhorar
 classificação anterior
| Texto: Antóno Ferreira -Foto: Jornal de Angola |
A Selecção angolana de séniores (masculina) de basquetebol estreia-se hoje, , diante da Sérvia, no Pavilhão Kadir Has Arena, na cidade de Kayseri, sede do Grupo A da fase preliminar do 16º Campeonato do Mundo.
Em 12º no ranking de classificação da FIBA, com 205 pontos, Angola defronta a Sérvia, quinto, com 459, ciente de que vencer o adversário não se afigura uma tarefa fácil, tão pouco ao alcance de muitas selecções neste Mundial da Turquia.

Na primeira e única vez que jogaram em campeonatos do mundo, em 1990 na Argentina, os sérvios vergaram os angolanos por 92-79. Apesar dos números não serem favoráveis ao cinco angolano, as probabilidades de vitória, atendendo ao desfecho imprevisível e à réplica dada pela selecção à similar da Alemanha, em 2006, no Japão, permite atribuir 53 por cento para a Sérvia e 47 para Angola.
Contra todas as dificuldades vividas ao longo do período de preparação, Luís Magalhães e pupilos vão, certamente, dar tudo de si para dignificar a honra africana e o bom-nome do basquetebol angolano.
Combativa e com enorme espírito de sacrifício, qualidades demonstradas ao longo dos 20 anos que leva de disputa de mundiais, a selecção pode tirar proveito da suspensão imposta pela FIBA a dois dos mais influentes jogadores sérvios, Nenad Krstic e Milos Teodosic, por terem lutado no final de um jogo amistoso contra a Grécia, em meados deste mês. Mais fortes fisicamente, os sérvios vão procurar explorar o mais possível essa condição para suplantar os decacampeões. Magalhães pode contar com os bases Miguel Lutonda e Domingos Bonifácio; os extremos Carlos Almeida, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes; os extremo-postes Leonel Paulo e Vladimir Ricardino, e os postes Divaldo Mbunga, Eduardo Mingas, Joaquim Gomes “Kikas” e Felizardo Ambrósio. Hoje, para o mesmo grupo, jogam Austrália-Jordânia, às 16h30 (14h30, em Angola). A fechar, às 21h30 locais, a Alemanha defronta a Argentina, vice-campeã do mundo e líder do ranking, com 865 pontos. A partida entre europeus e sul-americanos é das mais aguardadas da noite, por opor duas das mais fortes selecções da actualidade.
Este encontro servirá também para testar a capacidade das respectivas equipas sem as suas estrelas da NBA, liga norte-americana de basquetebol, Manu Ginobili, argentino, e Dirki Nowiskic, alemão.

Sem comentários:

Enviar um comentário