25 de dezembro de 2009

DEMOSTHENES DE ALMEIDA



O MERECIMENTO DE UMA HOMENAGEM
| Texto de José Moreira |
No encontro anual de antigos desportistas angolanos realizado no ano passado, em Lisboa, foi lançada a ideia de atribuir o nome de Demosthenes de Almeida, a um dos estádios a construir para o "CAN' 2010".

Não sei se o magistrado Rui Clingtom (filho do saudoso "Demo"), João Teixeira (Presidente da Federação de Atletismo de Angola) ou o general Mosso (adido da embaixada de Angola em Lisboa), presentes na confraternização, transmitiram a mensagem ao Governo do País.
Perpetuar o nome de Demóstenes de Almeida no novo estádio de Luanda, seria homenagem mais que merecida, a quem, como atleta, como fazedor de campeões e como formador de HOMENS, honrou o nome de Angola, ao longo de mais de meio século de intensa actividade desportiva.
Recordo-me que, no referido almoço, evocaram-se dois ministros, dois presidentes da Assembleia Nacional e vários membros do Governo treinados pelo "Velho Demo".
Mais uma razão para que não se perca esta oportunidade única de fazer justiça a uma figura ímpar da nação angolana.

Nota do Editor: Os novos estádios já teem nomes e o de Luanda o 11 de Novembro, se bem que já não é oportuna ideia, pelo menos que se faça justiça ao homem que mais contribuiu com  lutas de uma dinâmica peculiar ao Demo, uma placa em local na entrada principal ou, se outra figura do desporto o merecer, uma estátua seria um dever retributivo 
Para quem não saiba quem foi este grande desportista, fundador de parceria com Camara Pires, do extinto Clube Atlético de Luanda, da famosa "CORRIDA DE SÃO SILVESTRE DE LUANDA" que terá lugar dentro de dias na capital angolana, convido a clicar no link que aqui fica para recordar, a algumas mentes esquecidas os nomes dos seus fundadores. CLIQUE AQUI Carlos Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário