9 de janeiro de 2010

CAN'2010- ACTUALIZAÇÃO




Um gangue armado disparou
 com metralhadoras
sobre os autocarros que transportavam
a selecção do Togo
que se dirigia para Cabinda




Pelo menos seis membros da equipa ficaram feridos e alguns dos ferimentos são descritos como graves. O avançado Thomas Dossevi disse que toda a gente se agachou nos seus lugares durante 20 minutos enquanto decorria o ataque.
A equipa togolesa viajava de um campo de treino no Congo-Brazzaville para o enclave angolano de Cabinda, onde está sedeada para o Campeonato Africano das Nações que inicia no domingo.
A organização da prova disse estar espantada pela decisão da equipa de viajar de autocarro em vez de ir de avião.
O ataque foi entretanto reinvidicado pela Frente de Libertação do Estado de Cabinda, posição Militar, FLEC/PM.
O comunicado desta organização dá conta que este é apenas o início de uma série de ataques em todo o território de Cabinda.
O braço político da FLEC no exteriror ainda não se pronounciou, ao contrário do governo angolano.
Em declarações à Agência Lusa, o ministro sem pasta do executivo de Angola e presidente do fórum cabindês para o diálogo, Bento Bembe, classificou este ataque de terrorista.




GOVERNO ANGOLANO DETERMINADO
na realização do CAN e garante segurança

O Primeiro-Ministro angolano, Paulo Kassoma, tranquilizou hoje (sábado), em Luanda, o Presidente da Confederação Africana de Futebol Issa Hayatou, tendo garantido que estão criadas todas as condições de segurança da Taça Africana das Nações Orange – Angola 2010, que inicia domingo, em Luanda. Issa Hayatou, que foi recebido em audiência pelo Primeiro-ministro e Coordenador da Comissão ministerial de Monitorização do COCAN (Comité Organizador da Taça de África das Nações), recebeu informações sobre o ocorrido na região de Cabinda, em que a Selecção Nacional do Togo foi alvo de um ataque terrorista.Paulo Kassoma considerou o acontecimento de Cabinda como um acto isolado e reiterou que a segurança da equipa do Togo e demais selecções está garantida, assim como está a ser prestado todo o apoio médico hospitalar às vítimas. O Primeiro-ministro informou ao presidente da CAF que o Governo angolano está a oferecer todo o seu carinho e apoio moral à Delegação do Togo, referindo que a organização da Taça Africana das Nações Orange – Angola 2010 decorre o seu ritmo normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário