27 de janeiro de 2010

CAN'2010


O POVO ANGOLANO ESTÁ ORGULHOSO
PELO ÊXITO DA ORGANIZAÇÃO DO CAN
e pelo SUCESSO DOS PALANCAS NEGRAS

A presença do Presidente angolano na tribuna de honra do Estádio 11 de Novembro, representa o Governo de Angola, na hora da consolidação do êxito da organização do CAN'2010. O Governo angolano, é citado democraticamente como implementador... mas, se me permitem, eu cito, antes o nome de JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, como o elo mais forte, a base de todo este empreendimento, pelo seu interesse maior nesta etapa importantíssima em que ANGOLA mostrou ao Mundo estar à altura, na mesma proporção com qualquer outro país do Mundo - e muito acima de outros mais -,  para organizar grandes eventos. E o êxito não só dos PALANCAS NEGRAS - pela primeira vez se qualificou aos quartos-de final da prova -, também a JES se deve atribuir, pois foi a sua intervenção junto da Federação, que levou a Jutino Fernandes esquecer Madi de Almeida e ir ao Cairo contratar Manuel José, o obreiro do sucesso. Sim sucesso. Tivesse a Federação atendido às sugestões dadas... e logo fosse buscar Manuel José - que até se mostrou disponível em entrevista à Rádio 5 -, e, acredito, que os PALANCAS teriam apresentado um futebol mais positivo e entrosado... e não tinha revelado situações psico-físicas como aconteceu com o Mali e, frente ao Gana. Um empate oferecido em bandeja de prata e uma derrota com sabor a vitória, sim, se contabilizarmos, honestamente, os momentos de golo desperdiçados.
Sem dúvida que afirmo, o Governo Angolano mostrou as suas capacidades, mas JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS é grande obreiro a quem o POVO ANGOLANO, deverá mostrar-se reconhecido eternamente.
Carlos Pereira
___________________________________________________________________


NÃO É POR MORRER UMA ANDORINHA
QUE ACABA A PRIMAVERA


É caminhando que se faz caminho
- Texto reproduzido com a devida vénia da edição online
do JORNAL DE ANGOLA -


Há que ter muita calma, nesta hora. Perdemos o jogo de qualificação às meias-finais, mas vencemos e convencemos na organização do Campeonato Africano das Nações de futebol. Nada, pois, está perdido. O mundo reconhece o nosso potencial quer futebolístico quer de organização de eventos. Que o digam a crítica desportiva e os membros da Confederação Africana de Futebol (CAF), que não param de elogiar a organização da 27ª edição do CAN. Tudo isso, reconheça-se, se deveu a um grande esforço financeiro do Governo que, em tempo recorde, construiu quatro imponentes e modernos estádios para que a prova corresse às mil maravilhas. E é preciso também recordar que no jogo de domingo, a selecção do Ghana em momento algum mostrou ser superior aos Palancas Negras, aliás, as duas equipas bateram-se de igual para igual. Nalguns momentos Angola foi superior. As estatísticas, que colocam os Palancas com maior tempo de posse de bola, estão aí para o confirmar. Mas, como no futebol nem sempre quem melhor joga ganha, ficamos pelo caminho. Coisas do futebol! Não é por acaso que o futebol é tido como uma caixinha de surpresas. Não se pretende retirar o mérito da vitória ao Ghana, mas, por aquilo que Angola fez durante os 90 minutos de jogo, o resultado justo seria um empate e a seguir o prolongamento. Mas, não foi desta. Talvez pela próxima. O factor casa também não é garantia de vitória. Temos exemplos de vários países que organizaram o CAN e o Mundial e acabaram por ficar logo na primeira esquina. O Ghana e a Alemanha são exemplos disso. O primeiro organizou o CAN em 2008 e o troféu foi para o Egipto. O segundo organizou o Mundial de Futebol e o vencedor foi a Itália. Portanto, Angola não é excepção. Compreende-se que o desejo de todos é que a taça ficasse entre nós, mas não sendo possível ergamo-nos desse pequeno desaire e preparemo-nos para o futuro. É caminhando que se faz caminho. E nós, ao construirmos as infra-estruturas desportivas, rodoviárias e aeroportuárias, temos meio caminho andado para, no futuro, dar muitas alegrias a este povo. Vamos, pois, nesta hora, dizer viva Angola, viva os nossos bravos rapazes, e que não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera.

Sem comentários:

Enviar um comentário