1 de maio de 2010

Artistas angolanos

XICO BARATA
De Angola um futebolista veio
para ser Artista de nomeada
 Esta vida reserva-me  cada surpresa... e o mais surpreendente de entre este ataque é que são surpresas agradáveis, simpáticas e solidárias.

Ainda recentemente aqui me referi ao meu neto Bruno e, hoje, não será de nenhum familiar a abanar comigo, não... mas sim,  um grande amigo que sempre recordarei com saudade. MOTA LEMOS. O amigo que deixei no Huambo, onde, penso, foi sepultado depois de eu ter vindo trabalhar para Portugal.
O Mota, que um dia eu desafiei para colaborar comigo na Rádio local, na área do desporto, não se fez rogado e ainda bem. Ainda bem porque fez-se um excelente comentador de basquetebol e futebol de salão. E nosso amizade, pelo bom entendimento, ficou mais forte e perene. Fizemos dupla muitas vezes e nunca o trabalho correu mal. Coisas lindas que ninguém mais, conseguiu repetir.


Volvidos mais de 30 anos... eis que fui surpreendido por um telefonema, que hoje eu agradeço, ao sobrindo do Mota Lemos, que reside no Algarve, o ter feito,por recomendação do seu tio - a quando da vinda para Portugal, de botas de futebol na bagagem -,  lhe sugeriu na hora do embarque.
- Toma nota deste endereço e em Portugal podes contar com ele... é meu grande amigo.
De facto. Assim é. O Mota Lemos (sobrinho) e eu estivémos conversando um monte de tempo... sei lá quanto... na certeza de que foi um prazer recordar Huambo... como angolanos que somos.
Mais surpreendente foi o ter ficado a saber que o Mota Lemos veio para Portugal como jogador de futebol, contratado pelo Sporting... onde jogou (sei lá se bem ou mal sucedido) e, para me deixar de boca aberta acabou por colocar as botas na pralereira para se dedicar, afincadamente,  ao seu violão e às suas melodias... a vertente onde a veia goleadora foi derrotada em abono da artística vocacionada.
Hoje, espantem, Mota Lemos é, em Portugal, famoso e insere-se entre os artistas mais cotados do País.
Esta a maior surpresa... como tal... ele se conhece por XICO BARATA. ( que nome mais feio ... para o tamanho de homem que ele é! Dibalata Kiximbi? Puxa! rsss).
Querem conhecê-lo?
Cliquem em Xixo Barata no Google, sentem-se e oiçam as dezenas de canções e actuações ao vivo, de Norte a Sul, e nos programas de TV mais populares.
Oh Xico ... adorei saber que existes e teus apelidos sejam Mota Lemos... Obrigado por teres aparecido num amplexo de angolano que tem orgulho em te saber.
Entre tanta maravilha ... as dificuldades foram mais do que muitas ... e, acabei por escolher a que mais me sugeriu seres um artista criativo ...  personalizado e revelador da essência das tuas origens. Meus amigos oiçam o Xico Barata, e batam o pé.

Sem comentários:

Enviar um comentário