26 de novembro de 2010

ANGOLA MODERNA

INAUGURADA NOVA SEDE DA CHEVRON EM LUANDA

Nova sede da Chevron está na  Praia do Bispo, zona da Chicala

ANGOLA continua a demonstrar as suas capacidades de renovação constante. Hoje, em Luanda, foi inaugurada a nova séde social da Chevron – Cabinda Gulf Oil Company Limited com capacidade para acolher mais de 700 trabalhadores, num investimento avaliado em 70 milhões de dólares norte-americanos – noticiou a Angop.

Realidades como esta deixam pensar no quanto o povo angolano se viu privado do progresso que estava ao seu alcance mas que os governos portugueses (colonizadores) nunca aproveitaram e não deixaram os angolanos aproveitar. Em trinta e poucos anos de independência é surpreendente o quanto foi já concretizado pelo governo presidido por José Eduardo dos Santos (MPLA) que deixa qualquer um admirado e aos angolanos deixa de orgulhos. Curiosamente, a construção desta imponente obra foi da responsabilidade de uma empresa portuguesa, a Teixeira Duarte em colaboração com empresas angolanas do ramo da construção.

Localizado na Praia do Bispo, zona da Chicala, o edifício de seis andares, vai acolher a maioria dos trabalhadores da companhia que antes se encontravam distribuídos por diferentes locais da cidade de Luanda.

Entre algumas características da nova sede destaca-se dois blocos ligados por uma ponte, 27 salas de conferências e 50 espaços para reuniões. A estrutura está equipada para gerir e ajustar os níveis de luz e de temperatura mediante percepção do número de pessoas e da sua localização no seu interior.

Durante a inauguração, presidida pelo vice-ministro angolano dos Petróleos, Aníbal Silva, a companhia anunciou que a obra, que teve duração de três anos, esteve a cargo da construtora portuguesa Teixeira Duarte, que subcontratou variais companhias nacionais.

Até recentemente os trabalhadores da Chevron, em Luanda, funcionavam em seis edifícios na capital angolana. A infra-estrutura da anterior sede, situada na Avenida Lenine, vai manter-se ao serviço da companhia.

A subsidiaria da Chevron em Angola, Cabinda Golf Oil Campany, é  operadora de duas concessões em nome dos seus parceiros no Bloco 0 (zero).

Com uma produção diária de 506 mil barris, em 2009, a CABGOC está entre os maiores produtores de petróleo no país. Possui mais de três mil e 100 trabalhadores angolanos, uma força de trabalho equivalente a 86 porcento do total dos seus funcionários no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário