13 de maio de 2011

CRONICA
Real Madrid em Luanda


Sem qualquer sentimento de revolta ou de constragimento para com o Mundo onde estou inserido, sinto-me no entanto  triste e envergonhado de ser jornalista angolano.
Coartado de chegar às fontes que possibilitam encontrar as confirmações do quanto uma noticias cuja proveniência não é suficiente para que possamos com verdade abordar os temas a que a noticia se refere, o jornalista se quer informar com a certeza da verdade, fica no pelo meio caminho, formula opinião, divulga o que pode e sabe mas não pode garantir o mais importante da noticia.
 Certamente muitos dos meus leitores já concluíram que estou a referir-me à noticia do jogo anunciado entre os Palancas Negras e o Real Madrid, em Luanda. Quanto já escrevi e afirmei na Radio 5 (RNA- Luanda), reitero sem aspas.
E assumo esta posição pelos seguintes factos:

-     Nemhuma das tentativas feitas para confirmar o quanto uma serie de sitios da internet divulgaram hoje, que dementem aspectos por mim afirmados ontem, como por exemplo... divulgarem que a Federação Angolana e o seleccionador nacional, sempre estiveram a par da organização do jogo e apoiaram com grande entusiasmo a realização do mesmo. Fico de boca aberta até ao umbigo – e certamente o meu colega Teixeira Cândido, do País -, também, quando ontem até à uma da madrugada, tanto a Federação como o Lito Vidigal afirmaram que não sabiam de nada e não podiam falar de uma coisa que não tinham conhecimento.

Quanto à Federação, claro que não estou autorizado a divulgar quem garantiu o desconhecimento, quanto ao Lito Vidigal, isso sim... ninguém me desmente poque falei com ele, tentei gravar uma entrevista sobre o assunto e ele, íntegro como eu o conheço, não quis falar de um assunto que não tinha conhecimento e, até, se manifestou admirado com a data, uma vez que dia 25, o Palncas ainda estariam em Portugal. E mais: o Lito garantiu-me que não só não sabia de nada, apenas já tinha sido nesse sentido mas que não podia falar sobre algo que não era do seu conhecimento. Garantiu-me que assim tivesse conhecimento através das vias competentes da Federação, poderia então falar no jogo.
O que aconteceu, é simplesmente fácil de entender.
A presença do Real Madrid em Angola é um facto relevante, politicamente e mundialmente prestigiante.
Ninguém o duvide. Jogar com um dos melhores do Mundo... é honrosos para os nossos palancas … ver os fabulosos craques é gostoso... (ainda que os bilhetes custem os olhos da cara...), rentabilizar o evento é “dossier secreto” que não cabe aos médias meter o bedelho.
Nenhuma das tentativas feitas me permitiram confirmar, pelo menos esta noticias que retirei da internet:
“O selecionador angolano, Lito Vidigal, mostrou-se bastante satisfeito com a realização do jogo Palancas vs RMadrid agendado para o próximo dia 25 em Luanda.
Em declarações à sua assessoria de comunicação e imagem, o ex-treinador da U. Leiria e Portimonense destacou o trabalho árduo da Federação Angolana. “Foi necessário usar de grande persuasão e sobretudo tivemos a colaboração de José Mourinho, um grande treinador e sobretudo um amigo de Angola”.
A seleção de Angola começa a estagiar em Portugal na próxima semana no dia 15, em Montechoro, antes de regressar a Luanda, para defrontar o Real Madrid no jogo de preparação.”
Além desta noticia, pelo menos mais uma meia duzia afinaram pelo mesmo diapasão... sem desmentirem o que na vespera tinham divulgado relativamente ao desconhecimento de tal jogo, pela Federação e pelo seleccionador nacional.
É esta a informação que serve o publico?
Conclusão:
Não creio que tão cedo volte ao assunto... porque já entendi as manobras. E não foi preciso contatarem comigo para fazer coro com o “volte face” noticioso... sabem que estou de pedra e cal na defesa da verdade e dos pergaminhos do futebol angolano e dos seus agentes.
Isto é bradar aos céus? Talvez seja... mas eu estou em crer ser como “remar contra a maré “ … Pelo menos enquanto os remos não se partirem e o leme não mudar o rumo vou continuar.

Sem comentários:

Enviar um comentário