17 de setembro de 2011

Democracia | Eleições em Angola

Barack Obama valoriza
eleições em Angola
Presidente Barack Obama com o novo embaixador de Angola nos EUA, Alberto do Carmo Bento Ribeiro
Presidente Barack Obama
com o novo embaixador de Angola nos Estados Unidos
Alberto do Carmo Bento Ribeiro

O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, destacou, em Washington, a importância da realização das eleições gerais em 2012 em Angola, como base para um futuro brilhante e próspero do país.
O pronunciamento do líder americano foi efectuado em resposta à mensagem apresentada pelo novo embaixador angolano naquele país, Alberto do Carmo Bento Ribeiro, na recente cerimónia de sua acreditação, na qual reconheceu a importância da liderança de Angola em África e felicitou o Presidente José Eduardo dos Santos por ter assumido a presidência da SADC.
As eleições presidenciais e parlamentares que terão lugar em Angola no próximo ano serão um marco importante. Angola é abençoada pela abundância dos seus recursos naturais, contudo, o seu povo constitui a sua maior riqueza. Os Estados Unidos da América acredita que a democracia é a chave para o aproveitamento desta riqueza e para assegurar um futuro brilhante e próspero para todos os Angolanos - sublinhou Barack Obama.

Barack Obama disse estar esperançado que os Estados Unidos trabalhem com Angola na consolidação da sua democracia e a assistam a melhorar a vida das suas populações e atingir o seu pleno potencial como nação democrática, próspera e pacífica.
Recordou que durante a sua primeira visita à África, a secretária de Estado, Hillary Clinton, efectuou uma visita histórica a Angola, durante a qual os dois países assinaram  um Memorando de Entendimento que estabelece formalmente uma Parceria Estratégica baseada no diálogo, no princípio do respeito, igualdade e benefícios mútuos.
"Recebi com satisfação a informação de que a delegação americana do Departamento de Energia foi calorosamente recebida em Agosto em Luanda, e que tiveram reuniões positivas e substantivas bem como conversações com o seu Governo. Espero grandes sucessos enquanto continuamos a avançar no nosso diálogo" - referiu.
Anunciou que os Estados Unidos projectam o aumento das relações comerciais e de investimento com Angola, uma vez que empresas privadas americanas já estão a investir fortemente no país, que actualmente é o "nosso terceiro parceiro comercial na África Subsahariana". "Esperamos expandir as nossas relações económicas além do vosso robusto sector petrolífero" salientou. 
Dirigindo-se ao embaixador Alberto do Carmo Bento Ribeiro, referiu que a sua indicação para Washington acontece num momento crucial nas relações bilaterais. Durante a década passada, Angola não só recuperou-se da guerra civil, mas conseguiu desenvolver uma economia que actualmente se posiciona entre as maiores em África - sublinhou Barack Obama.
"É com grande prazer que aceito as suas Cartas Credenciais como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola e reconheço ter recebido as cartas de demissão do seu antecessor, a embaixadora Josefina Pitra Diakite, que foi excepcional em representar o vosso país nos EUA.
"Espero trabalhar consigo na melhoria da nossa cooperação de interesse mútuo e reforçar os laços de amizade e parceria entre os nossos dois países" - afirmou Barack Obama.

Sem comentários:

Enviar um comentário