24 de setembro de 2011

PARCERIAS
EUA e ANGOLA

Angola e Estados Unidos da América
interessados no reforço de parcerias
O ministro das Relações Exteriores de Angola encontrou-se ontem,  em Nova Iorque, 
 com o sub-secretário de Estado norte-americano para os assuntos africanos, 
onde as duas partes manifestaram a ideia de explorar mais a cooperação


JORGE CHICOTY deve iniciar nos próximos meses, uma visita de trabalhos aos Estados Unidos da América.
“Estivemos a discutir ideias para relançarmos esta cooperação, eu apreciei bastante o espírito de abertura e de solidariedade que o subsecretário demonstrou com Angola, dentro dos próximos tempos vamos desenvolver ideias concretas, a fim de materializar esta parceria”, disse.

Apesar de existir vários sectores de interesse, Angola e os Estados Unidos da América já têm uma boa cooperação no sector da energia.
“Queremos partir para outras áreas, pode ser da agricultura, gestão, ambiente, formação, porque os Estados Unidos é um país, com inúmeras oportunidades para Angola", acrescentou.
Quanto a questão dos Presidentes dos dois países efectuarem visitas mútuas, o chefe da diplomacia angolana disse que é preciso antes conformar as suas agendas, actuar em vários níveis para posteriormente se poder criar matéria.
Para o sub-secretário de Estado norte-americano para os assuntos africanos, as grandes intenções prendem-se em estabilizar a cooperação com Angola, e tornar as relações mais fortes.
“Tive a oportunidade de falar com o ministro pela primeira vez, este encontro foi muito bom para nós os Estados Unidos, este encontro deu-nos a oportunidade de estreitar este estratégico objectivo e também falamos de vários assuntos, sobre os governos africanos e da África austral”, disse o subsecretário norte - americano.
De notar que, Angola e os Estados Unidos da América estabeleceram relações diplomáticas em 1993. Depois da China, àquele país é o que mais compra o petróleo de Angola, país que contribui com mais de 12 por cento das necessidades energéticas dos Estados Unidos da América.

Sem comentários:

Enviar um comentário