18 de outubro de 2011

André Mingas



Contribuição enquanto professor universitário
ajudou a encontrar soluções
para os problemas habitacionais
e da integração social
Fonte: Jornal de Angola |Fotografia: Santos Pedro
________________
André Mingas, músico e arquitecto, falecido há oito dias, em São Paulo, foi ontem a enterrar no cemitério da Sant’Ana, em Luanda, numa cerimónia a que assistiu o Presidente José Eduardo dos Santos.
O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, membros do Executivo, deputados e magistrados, além de amigos e de familiares, também estiveram presentes.
No elogio fúnebre, lido pelo jurista Francisco Queiroz, os Serviços de Apoio ao Presidente da República recordaram André Mingas como amigo e colega que sempre esteve disponível para colaborar. “Era uma pessoa agradável de conviver, de trato simpático, culto e muito educado. Era igualmente de uma grande sensibilidade humana e intelectual, dotado de um peculiar sentido de humor, fazendo da alegria o seu modo de ser e de estar na vida”, sublinhava a mensagem.
Como homem de cultura, referia o texto, André Mingas inscreveu-se, por mérito próprio, na linhagem dos grandes músicos angolanos, a que pertencem o seu irmão Rui Mingas, e teve uma carreira musical intensa, com canções que se tornaram verdadeiros clássicos.
Além de músico, prosseguia a mensagem de despedida, André Mingas era um “arquitecto muito comprometido com a ética e a deontologia profissionais, cujo sonho era tornar o país mais belo e mais humano”, deixando, no domínio das soluções para os problemas habitacionais e da integração social, uma obra grande.
“Mais do que um colega, perdemos um amigo, um irmão, um camarada”, concluia o elogio.
Pela família, a sobrinha Angela Mingas evocou, de forma poética, o percurso e a personalidade de André Mingas, cujo estilo era inconfundível de bem-querer.

Também foi lida, em primeira-mão, a dedicatória do seu último disco intitulado “É Luanda”.

 Ordem dos Arquitectos

A Ordem dos Arquitectos de Angola, numa mensagem lida por Trofa Real, também manifestou o reconhecimento pela vida e obra de André Mingas, considerando-o um sonhador que “queria sempre mais”, pois, “Deus quer, o homem sonha e a obra aparece”. A mensagem acrescentava que “Luanda está a ficar com uma marca que tem a mãozinha dele, a marginal, a baia”.

Embaixada na Argélia

O colectivo de trabalhadores da embaixada de Angola na Argélia manifestou ontem o seu sentimento de pesar pela morte de André Mingas. Na nota de condolências, os trabalhadores dizem que foi com profunda mágoa e consternação que o colectivo de funcionários     tomou conhecimento da morte do músico e arquitecto André Mingas. Os trabalhadores, neste momento de luto e tristeza, endereçam à família enlutada os seus sentimentos de pesar.

MPLA em Portugal

O Comité do MPLA da Comunidade em Portugal manifestou a sua consternação pelo falecimento de André Mingas. Os militantes consideram-no um “destacado militante” do referido comité, quando residia em Portugal. Os militantes sublinham que a morte de André Mingas deixa em todos os militantes um vazio difícil de preencher.

Sem comentários:

Enviar um comentário