13 de outubro de 2011

Can'2012
Lito Vidigal


Presidente da Federação enaltece Lito Vidigal
Pedro Neto - Presidente da FAF
O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Pedro Neto, destacou hoje, em Luanda, a perseverança e competência do seleccionador nacional Lito Vidigal, tendo apontado estes como principais factores determinantes na qualificação dos Palancas Negras à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2012).
A prova disputa-se no Gabão e na Guiné Equatorial.
Segundo o dirigente, que falava num jantar oferecido pelo Ministério da Juventude e Desportos, pelo apuramento ao CAN, a campanha de apuramento foi bastante positiva para Angola, por ter ganho quatro jogos.
“A nossa campanha da fase de grupos foi positiva, já que vencemos quatro jogos e perdemos dois, resultados que nos conferiram o apuramento. Cada um de nós foi para esta competição mostrando as suas capacidades e trabalho”, disse.
De acordo com Pedro Neto, os últimos resultados obtidos diante do Uganda e da Guiné-Bissau foram dignificantes para que Angola chegasse a esta competição, pela sexta vez.
Os Palancas Negras já estiveram nos CAN’s da África do Sul’96, Burkina Faso-98,
Egipto-2004, Ghana’2008, Angola-2010.
Onde estão as violas dos malandros?
“Critico as pessoas que não acreditavam desta conquista antes do jogo, devido a desvantagem que trazíamos. Agora muitos dizem que esperavam chegar ao CAN. É triste para quem não acredita no trabalho de outros” – lamentou.
Pedro Neto manifestou-se feliz por uma mensagem recebida de um cidadão anónimo no seu telemóvel, que promete oferecer quatro mil dólares para cada jogador da selecção nacional pela qualificação.
“É um bom gesto e peço uma salva de palmas por esta iniciativa, que esperamos seja abraçada por outros angolanos” – rematou.

Da minha lavra:
Finalmente
... o reconhecimento público do trabalho competente, perseverante e de grande sentido nacional, foi reconhecido. Foi o presidente Pedro Neto, embora tardiamente mas ainda a tempo de se redimir do silêncio em que permaneceu até ao momento da vitória – creio que, apenas, por precaução e em defesa dos seus pergaminhos políticos e como homem do desporto -, que o extraordinário grupo dos “Palancas Negras” conquistou. Uma vitória da lição dada pelos jogadores que apenas sentiram como estimulo o envergar da camisola vermelha de Angola. Uma vitória da equipa técnica que nunca reivindicou salários e nunca virou a cara à Angola, nem quando um clube luso tentou desviá-lo. Lito Vidigal, é homem de palavra. E cumpriu com a que ele deu _ eu sei porque estava a acompanhar o desenvolvimento  das negociações através do então secretário-geral da  FAF, um amigo Alvarito e do presidente Justino Fernandes que, honestamente, colocou a situação criada pelo Zeca Amaral – que abandonou por uma questão de dólares -, ao Lito, sem promessas otimistas.  Que o mérito caiba na gestão do Justino Fernandes,  é a realidade que ninguém pode negar ou esquecer… e Pedro Neto também o confirmou recentemente.


Olhando aos fatos, será bom nunca esquecer o fracaso que comprometeu a qualificação até Bissau para que não seja deturpada a história desta página e ouro do nosso futebol: a goleada sofrida de 3-0 no Uganda, sob o comando do Hervè. Porque a derrota -2 com o Quénia foi redimida eem casa assim como a do Uganda, sob a batuta o Professor Lito Vidigal.
E, não devemos esquecer o que muitos tem esquecido e poucos enalteceram  no que respeita ao reconhecimento da capacidade e valor do Pofessor Lito Vidigal, o tchicoronho que abraçou os barões da nossa seleção: FOI O ÚNICO TREINADOR ANGOLANO QUE ESTEVE EM ESPANHA E NO CAIRO, ao lao dos dois únicos portugueses, o Villas Boas e o Domingos Paciência, os mais destacados de Portugal… numa parceria com os strangeiros mais cotados, eventos onde assuntos importantes do CHAN e CAN  foram debatidos ne busca de apefeiçoamentos temáticos.
E, depois, disto, ainda aparecem o Oliveira Gonçalves – que me desculpe o desabafo que nada afeta o seu digno palmarés -, o Zeca Amaral  - que os os dolares dop Libolo o levaram a bazar da Federação -, e tantos outros a dar dicas e saberes ulrapassados e que qualquer treinador de bancada sabe de cor  e salteado… e dá, para rir o oportunismo do meu amigo Akwá, a falar do que é comum nas mesas do Kinaxixe e do sambizanga, sobre os locais dos estágios. Caramba, até parecemos um país de atrasados… Mas no meio de tudo isto, ainda há uns que se encolheram  no silêncio, sensatamente, na esperança de ver Angola não conquistar o CAN’2012… para, então, em conferência de imprensa  zwelarem como lhes é apanágio.
É triste que ainda tenhamos no seio do nosso futebol maior, gente ultrapassada incapaz de reaprender com a realidade do nosso tempo.
Só me resta complementar este meu introito à noticia da Angop que a seguir repasso neste blogue, uma dica aqueles treinadores que foram sondados para render Lito Vidigal – caso não estivéssemos qualificados no CAN -, que arrumem as ideias de volta aos principio das esperanças perdidas, e, tenham nesta lição aprendido a valorizar a  solidariedade porofissional, na dignificação dos valores humanos que obrigam a respeitar seus semelhantes… devia citar os nomes que estiveram na conjuntura dos bastidores da Federaçao, mas fico.me pelo silêncio. É melhor não é amigo  Pratas?
Kandandus – Carlos Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário