11 de outubro de 2011

GIRABOLA’2011

Libolo contra Palanca
"A luta final"

O Girabola está a rebentar pelas costuras no concernente à distituição do Interclube da arena de campeão, na época das surpresas e da valorização do futebol angolano, período em que os apetites dos tradicionalmente candidatos ficaram pelo caminho: Intercube, 1.º de Agosto e Petro de Luanda. E, por acréscimo, nesta época, o Recreattivo da Caala, vice-campeão, clube que desperdiçou os argumentos de que dispunha para lutar até ao fim pelo titulo e vai ficar aquem.

Repare-se, neste pormenor importante, ao qual me referi e critiquei no momento próprio, no inicio da prova que agora vai terminar: as chicotadas dadas a treinadores: Alvaro Magalhães, Drulovic, Bernardino Pedroto e Vítor Manuel, respectivamente. Paralelamente a estes despedimentos, ha que registar que, neste capítulo o Girabola deste ano, teve 14 despedimentos de treinadores, um verdadeiro record mundial de gestão despotiva… o Guiness se souber não vai desperdiçar pelo ineditismo do facto. Por não estar bem certo, creio que Bernadino Pedroto não foi despedido, mas sim ele próprio entender ser a hora certa para sair depois de ter sido várias vezes campeão.

E, agora, com o titulo a ser visto por um canudo – dizem as más línguas que por fora houve o contributo da arbitragem para que a final da prova fossse disputada entre os dois clubes mais independentes financeiramente, dada a forte presença dos presidentes dos referidos finalistas. Uma forma comum de lavar as mãos da responsabilidade. Mecenas sempre existiram e foram, neste nosso Mundo de infedilidades, verdadeiros pilares dos empreendimentos em que decidem ser homens do topo.

Quem vai ganhar? Sábado,  a história do futebol angolano, escreverá mais uma página importante. Que seja uma pagina isenta de inverdades e repleta de pormenores que não deixem suspeitas de qualquer natureza. A equipa do Libolo é o comandante com 53 pontos e o Kabuscorp do Palanca, imediatamente a seguir com 52 pontos.

E como, no momento o Interclube vai jogar as meis finais da Taça CAF “Nélson Mandela”,  com o MAS de Marrocos, no domingo, às 16h30, em Luanda, voto para que à parte o fracasso no Girabola, consiga escudar os pergaminhos intocáveis do emblema, e, alcance uma vitoria que seja o orgulho do futebol angolano, dado ser o unico clube sobrevivente em competições internacionais.

Carlos Pereira

Benfica de Luanda na fuga à desprooção
recebe o Recreativo da Caala
na sexta-feira

A ronda começa  na sexta-feira, às 18h00, no estádio dos Coqueiros, onde o Benfica de Luanda entre os aflitos na fuga para a despromoção recebe o Recreativo da Caála. Um jogo que promete bastante despique, devido à actual situação das águias da capital na tabela classificativa. Estão na linha de água.
A ronda prossegue no sábado, à tarde, com o seguinte cartaz: 1º de Maio-ASA, Santos FC-Sagrada Esperança, Académica do Soyo-Progresso do Sambizanga e 1º de Agosto-FC Cabinda.  O Petro de Luanda defronta no domingo, às 15h30, no estádio 11 de Novembro, a Académica do Lobito.

A 28ª jornada do Girabola encerra apenas no dia 19, no estádio Mundunduleno, na cidade do Luena, com o FC Bravos do Maquis-Interclube.  Este adiamento do fecho da jornada deve-se ao jogo entre o Interclube e o MAS de Marrocos, no domingo, às 16h30, no estádio 22 de Junho, em Luanda, para a primeira das meias-finais da Taça da Confederação Africana de Futebol.
A Académica do Lobito é o “lanterna vermelha” da prova, com 12 pontos e está já despromovida, pelo que cumpre apenas calendário.

Sem comentários:

Enviar um comentário