7 de novembro de 2011

HISTÓRICO
Futebol angolano internacional




Histórico da participação de Angola
nas competições da alta roda 
do futebol africano


Angola participará pela sexta vez, das quais três consecutivas, numa fase final do Campeonato Africano das Nações de futebol, desta feita, no Gabão e Guiné-Equatorial, de 21 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2012. A corrida iniciou-se em 1980 tendo logrado o objectivo apenas 16 anos depois com a qualificação ao CAN2006 na África do Sul, após insucessos nas eliminatórias de Líbia em 1982, Côte d'Ivoire (1984), Egipto (1986), Marrocos (1988), Argélia (1990), Senegal (1992) e Tunísia (1994).


 Na estreia na África do Sul em 1996, Angola foi liderada pelo malogrado luso-cabo-verdiano Carlos Alhinho. Os Palancas Negras estiveram enquadrados no grupo A com Egipto, Camarões e os anfitriões. Foi eliminada na primeira fase com derrota diante do Egipto (1-2), África do Sul (0-1) e empate com Camarões (3-3).
 Na segunda presença, Burkina-Faso1998, o combinado nacional foi treinado pelo português Manuel Gomes “Necas”, mas outra vez ficou na fase inicial. Empates (3-3) diante da África do Sul na jornada inaugural e frente à RD Congo (0-0) e derrota (2-5) diante da Côte d'Ivoire. Após fracasso do Burkina-Faso, Angola não disputou as edições do Mali em 2000, Ghana/Nigéria (2002) e Tunísia (2004).
No regresso à maior montra do futebol Africano, augurava-se melhor na terceira presença no Egipto2006. Nas qualificativas combinadas para o CAN e Mundial da Alemanha, sob liderança do angolano Oliveira Gonçalves, Angola deixou para trás a Nigéria, mas já na competição a actuação foi das piores.
No Ghana2008, também sob orientação de Oliveira Gonçalves, foi a vez de Angola mostrar ao mundo a potência do seu futebol ainda em crescimento, mas apesar de tudo já "tomba gigante". No Ghana, em Tamale, cidade-sede do combinado nacional, os Palancas Negras surpreenderam o mundo e não só com o apuramento inédito aos quartos–de–final, numa participação marcada com vitória de 3-1 sobre o então poderoso Senegal, depois de empate na primeira jornada com a África do Sul (1-1). Angola viria a empatar depois com a Tunísia (0-0) e a perder, por fim, com o Egipto (1-2), selecção que se sagraria campeã do evento.
Em Angola em 2010, sob comando do português Manuel José, repetiu-se os quartos–de–final. Ficou-se com a sensação de que com um pouco mais de sorte se podia fazer melhor. O empate (4-4) na jornada inaugural com o Mali, quando nos últimos 10 minutos vencia por 4-0, demonstra a manifesta falta de sorte dos angolanos, à semelhança do empate a zero diante da Argélia, em que os atacantes não aproveitaram as oportunidades criadas. Na mesma prova, a selecção nacional venceu o Malawi, por 2-1, e perdeu nos quartos-de-final frente ao Ghana, por 0-1.

Com três presenças consecutivas, nas duas últimas apurou-se para os quartos-de-final, espera-se que Angola consiga igual ou melhor no Gabão e Guiné Equatorial. Novamente com um angolano no comando.
Fonte: FEDERAÇÃO ANGOLANA DE FUTEBOL

Sem comentários:

Enviar um comentário