10 de janeiro de 2012

MESSI
Bola de Ouro


E A BOLA É DO ARGENTINO DO BARÇA

Messi fez história hoje no mundo do futebol. Aos 24 anos, o atacante do Barcelona se tornou o mais jovem a ganhar o tricampeonato, superando o francês, Zinedine Zidane (1998, 2000 e 2003) e o brasileiro Ronaldo (1996, 1997 e 2002), que em 2002 foi tri aos 26 anos. E foi justamente o Fenômeno o responsável por entregar o prêmio a Messi. Mas o argentino é o primeiro a receber o prêmio pelo terceiro ano seguido. Foram 47,88% dos votos de jornalistas, treinadores e capitães das seleções, superando Cristiano Ronaldo (21,6%) e Xavi (9,23%).

Quando a Bola de Ouro era dada apenas pela revista France Football, mais três jogadores foram eleitos melhor do mundo por três vezes: Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992). Dos seis títulos possíveis pelo clube, conquistou cinco: Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa (a única derrota foi a Copa do Rei para o Real Madrid).

"É uma emoção muito grande, é o meu terceiro prêmio. É um honra muito grande. Quero agradecer e compartilhar com meus companheiros, técnico. Quero compatilhar especialmente com meu companheiro Xavi, para mim é um prazer atuar ao lado dele em campo", disse Messi.

Entre os técnicos, Pep Guardiola (41,92%) venceu Alex Ferguson (15,61%) e José Mourinho (12,43%) para garantir o troféu da Fifa entre os homens, enquanto o japonês Norio Sasaki foi o eleito no futebol feminino. A Federação Japonesa ganhou o troféu do Fair-Play, pela recuperação do país após o terremoto em março. Sir Lex Ferguson levou o Prêmio Presidencial da Fifa, em homenagem ao conjunto de sua carreira.

Na eleição da seleção dos 11 melhores do ano, o Barça teve cinco jogadores contra quatro do Real: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Vidic (Manchester United), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).

Prêmio Puskas

Neymar ficou fora da disputa por melhor do mundo, com razão, diga-se de passagem, mas conquistou o Prêmio Puskas, entregue ao gol mais bonito de 2011. O atacante do Santos superou Wayne Rooney e Lionel Messi na eleição, que foi aberta ao público. O brasileiro concorreu com o gol marcado contra o Flamengo, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Rooney teve escolhido o tento de bicicleta sobre o Manchester City, enquanto o gol de Messi foi marcado sobre o Arsenal pela Liga dos Campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário