25 de setembro de 2012

ANGOLA
AGOSTINHO NETO


VIDA E OBRA de AGOSTINHO NETO
em colóquio na cidade do Porto


 No quadro dos festejos do Dia do Herói Nacional o Consulado Geral de Angola no Porto realizou no fim-de-semana um colóquio sobre o legado de Agostinho Neto.




Sob o lema “Honremos o Legado de Neto, Combatendo a Fome e a Pobreza”, a conferência, decorrida num hotel da “cidade invicta”, teve como prelectores o professor de Literaturas Africanas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pires Laranjeiro, e o escritor angolano John Bela, deputado pelo MPLA na última legislatura.


Na sua dissertação, Laranjeiro criticou o facto de, em Portugal, Agostinho Neto não ter sido “considerado uma grande referência literária”, pois, segundo adiantou, “o fundador da nação angolana foi e continua a ser uma das maiores figuras do continente africano, pela sua coragem, inteligência, perseverança e liderança em prol da libertação dos povos africanos.


Por sua vez, tal como havia feito anteriormente na sede da CPLP e no Consulado Geral de Angola em Faro, onde foi um dos apresentadores do livro “Agostinho Neto e a Luta de Libertação de Angola, 1949-1974, Arquivo PIDE-DGS”, o escritor John Bela voltou a caracterizar a figura do primeiro presidente angolano como “o soba de todos os angolanos”.
Preenchido com um momento cultural, designadamente recitação de poemas e trova, o evento contou, entre outras, com as presenças do embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, dos cônsules-gerais de Angola em Lisboa, Porto e Faro, Cecília Baptista, Bento André Salazar e Mateus de Sá Miranda, respectivamente, e de membros da comunidade angolana.
No quadro das comemorações dos 90 anos do falecido presidente Agostinho Neto, no dia 17 deste mês, foi realizada em Lisboa uma conferência promovida pela Embaixada de Angola, ocasião em que Marcos Barrica encorajou a contínua “difusão e divulgação do pensamento” de Neto.
O acto em Lisboa incluiu uma deposição de coroa de flores num busto de Agostinho Neto na representação diplomática de Angola, e teve a prelecção do poeta, ensaísta e crítico literário, Luís Kandjimbo, com a comunicação “Agostinho Neto: o intelectual e o político, itinerários, ideias e teoria da libertação nacional”.
-FONTE- ANGOP




Sem comentários:

Enviar um comentário