21 de julho de 2011

CRÓNICA | Rádio 5 - Angola



Pois meus amigos, o facto de estarmos por estas bandas europeias no defeso, com jogos de preparação que pouco ou nada nos dizem que nos permita prognosticar o que poderá ser a época lusa que se avizinha, por serem jogos onde os intervenientes querem mostrar-se aos treinadores, e onde o positivo nada garante no futuro a não ser uma teimosa insistência em replicar ao êxito ímpar alcançado pelo FC Porto, de Vilas Boas, na época transata, que posso eu afirmar com a certeza de não errar? Nada. Por isso mesmo não afirmo nada e fico na expectativa da verdade do Campeonato que se iniciará no próximo mês.


 OLHEIRO ANGOLANOS NA INDONÉSIA




Aqui no jornal onde eu trabalho como free-lancer, o JOGO, editamos uma página especial intitulada: OLHEIRO ACIDENTAL, onde marcam presença personalidades ligadas ao futebol desde jogadores a dirigente. Um espaço onde os convidados dão palpites e conselhos de mercado vindos do estrangeiro. Na edição de terça-feira, desta semana, o colaborador foi Guti Ribeiro, jogador portugês radicado na Indonésia - actualmente justas férias em Portugal-, onde está ligado ao Bintang Medan.
 Na selecção de seis valores que ele indicou, em actividade na Liga indonésia, figuram dois angolanos. O nosso bem conhecido Maurito e o desconhecido Kuagica Bondo (emblema ao lado). Ao primeiro, identificado como jogador do Minangkabu, avançado de 30 anos, nascido em Junho de 1981, é apresentado como um excelente avançado de bastante qualidade, muito forte fisicamente com uma apetência enorme. Tem uma razoável qualidade técnica e estabelece o valor do passe em 350mil euros; Quanto ao outro angolano, para mim uma surpresa, o Kuagica Bondo – actualmente de férias algures em Angola-, é colega do Maurito no mesmo clube, tem 20 anos – vai fazer 21 dia 10 de Agosto -, é defesa-central, e dado como sendo uma presença constante na selecção angolana. O jovem jogador é dado como um talento e elevada margem de progressão. É rápido e forte fisicamente. Com 1,89 de altura sobressai no jogo aéreo. Este jogador é dado “sem avaliação” no mercado de transferências internacionais. E, agora, eis o que tenho a replicar: O Maurito que o Petro de Luanda dispensou e na selecção não conseguiu consolidar uma presença acertada, dadas as exibições nada convincentes, vai singrando na Indonèsia, pelo que o Guti Ribeiro avalia: 350 mil euros... de certeza que nenhum clube angolano está interessado... onde jogadores de grande classe não chegam aos 100mil... Por outro lado acredito, que só por uma questão de personalidade e caráter, é que o Lito Vidigal o convocará pois, gosta de ver para crer e não ser dos que “emprenha pela cabeça dos outros”. O Kuagica Bondo, pela idade, dado como presença constante na seleção angolana, sinceramente não posso confirmar nada porque não estou a par das nossas seleções de jovens... mas posso, isso sim, garantir é que jamais foi convocado pelos Palancas Negras, o que não quero dizer não ser um valor a aproveitar pelo Lito Vidigal... quanto mais não seja para o ver e analisar.
 GIRABOLANDO EM BRAZA ... 
… a dois passos de uma jornada em braza o Girabola, entrou na recta mais importante da prova onde algumas verdades ainda por aparecer poderão saltar como se espera; meu aceno de apoio aos intervenientes nos jogos, um apelo de seriedade aos árbitros, um pedido aos técnicos para que sejam humildes e aos dirigentes... peço que não metam o bedelho no balneário e procurem soluções rápidas no cumprimento dos compromissos assumidos e não esqueçam que para exigirem... primeiro e antes de tudo deverão dar o exemplo cumprindo com a sua parte. No Soyo há problemas de marketing... mas noutros clubes o problema é bem mais grave... embora esteja camuflado.

Sem comentários:

Enviar um comentário