11 de janeiro de 2010

GIRABOLA

DRULOVIC já está em Luanda 
como treinador do I.º DE AGOSTO


O novo treinador da equipa principal de futebol do 1º de Agosto para a presente temporada, é o antigo jogador da selecção da Servia
Ljubinko Drulovic.
_________________________
 - Com RADIO 5 -
Drulovic, 41 anos de idade, já foi apresentado, durante uma conferência de imprensa realizada nas instalações do clube militar, em acto orientado pelo presidente de Direcção Raúl Hendrick, tendo afirmado, na ocasião, que o contrato com o antigo jogador do FC do Porto é renovável e válido por uma temporada.
Como atleta Drulovic participou no campeonato do mundo realizado em França em 1998. Já como treinador orientou as formações do Penafiel e Torriense, ambas de Portugal, FK Banat da Sérvia e NK Drava Ptuj da Eslovênia.
Entretanto, a equipa sénior masculina de futebol do 1º de Agosto esteve este sábado, no campo do R20, em Luanda, para apresentar aos adeptos o seu plantel, tendo em vista o arranque, a 20 de Fevereiro, do “Girabola 2010”.
Os militares, que têm já marcado um período de estágio, em Portugal, a acontecer de 14 a 30 deste mês, contam com um comando integrado por três novos técnicos de nacionalidade Sérvia, designadamente Ljubink Drulovic (principal), Zoran Manojlovic (adjunto) e Tihomir Borovniak, preparador físico.
A equipa tem o seguinte plantel:
Guarda-redes: Tony e Rubia; Defesas: Elísio, Mingo Bile, Joãozinho, Mingo Sanda, James, Dani, Kumaka e Joãozinho II (reforço), os trincos Roger e Castigo (Recreativo da Caala); Médios: Danny, Fofana, Bolingo, Manucho, Bakala (reforço), Chileshe (jogador zambiano-reforço), Mendonça (reforço) e Mano, Love, Kabamba (reforço), Bena e Pilola.
Na lista dos dispensados constam: Zé Augusto (Interclube), Tuabi, Dockici, Chinês, Pataca e Alberto (Desportivo da Huíla).
NOTA DO EDITOR DO BLOGUE: 
 Apenas por uma questão de manifestar minha opinião, nunca ficaria sem aludir a um facto que me parece ser importante ter em consideração: o facto de haver uma insistência dos responsáveis do futebol angolano em terem Portugal (Europa) como país ideal para os estágios pré-preparatórios. Que me lembre e para me referir, apenas, ao futebol, estiveram em Portugal o Benfica de Luanda - diga-se com resultados positivos -, e a Selecção "Palancas Negras". Sem pretensões de genealidades, eu considero um erro uma equipa que dispute um campeonato em terra com clima variavel entre os 20 e os 32 graus, com jogadores nativos dessa terra, venham preparar-se na Europa, numa época de Inverno, com temperaturas negativas e as máximas a não atingirem os 20 graus. E neste inverno, toda a Europa enfrenta um rigoroso Inverno, onde até Lisboa já raza temperaturas negativas. Onde até no Algarve, tida como a região mais quente ... já nevou.
Olhando a factos: Por exemplo um dos factores que, em minha opinião, muito contribuiu para o fracasso de Santana Carlos, em Guimarães, foi precisamente ter chegado em pleno Inverno, e logo ter começado a treinar ... Resultado: lesões atrás de lesões e as saudades do "calorzinho" do Sambizanga.
Por outro lado, os Palancas... não beneficiaram absolutamente nada em estagiar, exageradamente, mais de 30 dias no Algarve, terra natalícia de Manuel José, onde se passam umas merecidas e belíssimas férias, mesmo com o frio a originar alguma "matikitela" aos jogadores... mesmo àqueles que até estavam aclimatados por jogarem na Europa... mas que acabaram também por sofrerem lesões... e os resultados dos amistosos do plantel girabolista (com Love, incluido) só venceram um jogo e foi preciso o menino do sambila, o inimitável Mantorras, marcar o seu golito. E, os adversários escolhidos disputam a II Divisão lusa, a Liga de Honra e da Liga Sagres. Mas, note-se: excluindo o Louletano da II divisão que jogou com o seu melhor conjunto, tanto o Portimonense como o Olhanense jogaram com os menos utilizados. 
Agora, vem o 1.º de Agosto e oxalá nãoi haja arrependimento. Bem faz o Petro de Luanda, em estagiar no Brasil... onde as afinidades são muito mais aconselháveis, penso eu. Quem não me diz se não será este insignificante pormenor geográfico o elo mais forte que ajuda a conquistar campeonatos?
Carlos Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário