15 de outubro de 2011

Dilma Rousseff visita Angola

Presidente do Brasil inicia neste domingo
primeira viagem à África como presidente

Ela participa de cúpula na África do Sul e visita Moçambique e Angola.
Serão assinados acordos nas áreas de previdência e combate ao tráfico.


A presidente Dilma Rousseff e o governador do RioGrande do Sul, Tarso Genro, nesta sexta (14), emcerimônia do Plano Brasil sem Miséria, em PortoAlegre (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)_________________________________________________________________
Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília A presidente Dilma Rosseff embarca no próximo domingo (16) para sua primeira viagem oficial a países da África. A agenda conta com reuniões na África do Sul, Moçambique e Angola. Na terça (18), em Pretória, capital sul-africana, ela participa da cúpula do Ibas, grupo formado pelas principais democracias emergentes - Índia, Brasil e África do Sul.
De acordo com o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, a presidente chega à África no final da tarde de segunda (17).
Na terça (18), o primeiro compromisso de Dilma será uma reunião com o presidente daÁfrica do Sul, Jacob Zuma. Em seguida, haverá almoço de trabalho com chefes de Estado do Ibas. Na reunião plenária, a presidente brasileira irá discursar, assim como Zuma e o premiê indiano, Manmohan Singh.
Após os discursos e debate, será lido um comunicado conjunto. De tarde, haverá assinatura de atos e uma conferência de imprensa, seguida por um jantar, às 19h do horário local (12h em Brasília). 
O Ibas foi criado em junho de 2003, para promover uma nova “arquitetura internacional”, com maior participação de países emergentes em decisões globais.
Os países-membros do grupo trabalham para estimular parcerias estratégicas com nações menos desenvolvidas e, através do Fundo Ibas, criado em 2004, financiam projetos de desenvolvimento social e combate à desigualdade.
Moçambique
Na terça à noite, Dilma embarca para Maputo, capital de Moçambique, onde serão assinados acordos de cooperação técnica. Na quarta (19), acontece o primeiro compromisso oficial da presidente no país africano, uma cerimônia em homenagem a Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique após a independência, que morreu em 1986.
Em seguida, Dilma participa de encontro com empresários brasileiros que residem em Maputo.
Após conversar sobre investimentos comerciais em Moçambique, ela se reúne com o presidente do país africano, Armando Guebuza. De noite, Dilma embarca para Luanda, capital da Angola.
AngolaA agenda oficial começa na quinta (20) pela manhã - são quatro horas a mais em relação ao horário de Brasília - com visita ao monumento em homenagem a Agostinho Neto, primeiro presidente angolano, que morreu em 1979.
Em seguida, a presidente tem um encontro com o presidente da Assembleia Nacional de Angola e, depois, reunião com ministras de Estado do país africano. A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, participa do encontro.
De tarde, Dilma tem reunião privada com o presidente de Angola, José Eduardo Santos, seguida de assinatura de atos e declaração à imprensa. De acordo com o porta-voz da Presidência, serão assinados acordos que envolvem cooperação no combate ao tráfico de drogas, na área de geologia em minas e área de previdência social.
Segundo Rodrigo Baena, o intercâmbio comercial de entre Brasil e Angola alcançou US$ 1,4 bilhão em 2010. O Brasil exporta ao país africano, principalmente, combustível e óleo e compra carnes, açúcar e caldeiras. Dilma embarca de volta ao Brasil no fim da tarde de quinta.

Sem comentários:

Enviar um comentário