6 de novembro de 2011

DESPORTO ANGOLANO
Destaques da Semana


RECREATIVO DO LIBOLO E KABUSCORP,
CAMPEÃO E VICE CAMPEÃO,
desfecho inédito no futebol angolano

A conquista inédita neste domingo do Girabola'2011 pelo Recreativo do Libolo, bem como o título africano de clubes em andebol obtido pela equipa feminina do Petro de Luanda foram os destaques desportivos da semana.     
 
Quatro anos depois da formação do Kwanza Sul estrear-se na maior prova futebolística do país, o troféu nacional pode ser entendido como uma recompensa pela trajectória competitiva, onde foi vice-campeã em 2009 e terceira em 2010.
 
Os investimentos da colectividade do município do Kalulo também em basquetebol e em infra-estruturas colocaram em pouco tempo o Recreativo do Libolo na ribalta do desporto nacional, catalizando para si atenções do público e da crítica até antes dispensadas a clubes “grandes” como 1º de Agosto e Petro de Luanda.
 
Ao título nacional dos libolenses junta-se o inédito segundo lugar do Kabuscorp do Palanca, formação que entrou na competição para não descer de divisão, mas que acabou sendo uma grata surpresa.              
 
O andebol do Petro de Luanda conquistou em Kaduna (Nigéria) mais um título continental de clubes, o 15º troféu, ao vencer na final o 1º de Agosto, por 35-32, após prolongamento. No tempo regulamentar, as duas formações angolanas terminaram empatadas a 30 golos.
 
Da ginástica, o Petro de Luanda arrebatou na noite de sábado a terceira edição da Taça de Angola, disputada no pavilhão anexo II da Cidadela Desportiva. Os ginastas do clube do eixo-viário arrecadaram 17 medalhas, das quais seis de ouro, o mesmo número de prata e cinco de bronze. As medalhas de ouro foram conquistadas por Ana Panzo.
 
O angolano Orlando Graça foi indicado novo técnico da selecção nacional sénior masculina de hóquei em patins, quinta-feira, pela direcção da Federação Angolana de Patinagem (FAP), em substituição do espanhol Miquel Humbert Riera.
 
Constituiu ainda destaque na semana a convocatória da selecção de futebol para o jogo amistoso dia 10 no estádio 11 de Novembro com o Sporting de Portugal, nas festividades da proclamação da independência, assinalar-se a 11 deste mês.
 
O secretário-geral do Comité Olímpico Angolano (COA), Mário Rosa, afirmou ser urgente a realização de um encontro entre o associativismo, os ministérios dos Desportos e da Economia para debater financiamentos realistas para o desporto nacional e defendeu a criação de uma Comissão Multidisciplinar para tratar do financiamento para o desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário