14 de janeiro de 2012

CAN'2012
ANGOLA COM OBJETIVOS DEFINIDOS



Texto: 
Joaquim Suami

Vidigal deu sinais de escolha da equipa base no treino de ontem
Fotografia: Jornal dos Desportos
O "kimbanda" dos Palancas Negras, Professor Lito Vidigal, disse que os jogos de controlo são importantes para os propósitos a atingir no CAN´2012, a disputar-se de 21 deste mês a 12 de Fevereiro, no Gabão e Guiné Equatorial. O treinador falava depois do amistoso contra a Nigéria (0-0), em Abuja, e disse que almeja melhorar os quartos-de-final alcançados nas duas últimas edições, no Ghana´2008 e no país, em 2010.

De acordo com o reputado técnico, esta partida foi proveitosa, já que serviu para tirar ilações para encontrar a linha ideal que é colocada em primeiro plano na competição continental. No domingo, no estádio do Chiazi, em Cabinda, diante da Serra Leoa, o seleccionador conta já com os jogadores que na quarta-feira não fizeram parte por “razões justificadas”. Trata-se de André Makanga, Djalma Campos, Nando Rafael e Amaro

Boas condições criadas
para selecção em Malabo

O seleccionador nacional adjunto, Carlos Pedro, disse ontem, em Cabinda, que as condições criadas pelo comité organizador do campeonato africano, COCAN, para os Palancas Negras, em Malabo, são aceitáveis para que a formação angolana consiga competir de forma condigna no Campeonato Africano das Nações (CAN´ 2012), que arranca dentro de 12 dias, no Gabão e Guiné Equatorial. Carlos Pedro, que falava no final da sessão de treino, no estádio do Chiazi, referiu que as condições de alojamento, campo de treinos e do estádio oficial dos jogos são excelentes para a Selecção Nacional efectuar os desafios da competição.

“As condições em Malabo são aceitáveis, o alojamento, o campo de treinos que conheci aquando da realização do sorteio, neste momento está com alguma irregularidade, mas o COCAN promete resolver o problema. O estádio oficial está em condições para as partidas do grupo B”, disse, acrescentando que qualquer tipo de condições que forem criadas são favoráveis para  a Selecção Nacional poder competir de igual para igual com os seus adversários

O técnico Carlos Pedro referiu que a Selecção Nacional está a trabalhar de forma árdua para realizar um CAN excelente. Adiantou que os trabalhos de preparação dos Palancas Negras têm sido realizados com muita seriedade e disciplina. “A Selecção Nacional está a treinar todos os dias para melhorar e dentro deste treino que temos feito sempre com seriedade, rigor, empenho e com aquilo que trabalhámos, vamos partir confiantes de que podemos fazer uma boa representação”, disse.

Carlos Pedro trabalhou, na terça e quarta-feira, no estádio do Chiazi, com os atletas que não seguiram viagem para Abuja, Nigéria: André Macanga, Gilberto, Nando Rafael, Amaro e Djalma Campos. Os trabalhos basearam-se fundamentalmente nos aspectos de recuperação física, resistência, corridas pressionadas e movimentações com bola. O seleccionador adjunto referiu, no entanto, que os 26 jogadores convocados para o CAN estão em condições de representar bem o país na prova. Carlos Pedro sublinhou que a equipa técnica acredita nos jogadores e que está a ser feito todo o esforço para que os Palancas Negras consigam uma excelente classificação no Campeonato Africano.

Técnico faz treino com dois grupos 

A Selecção Nacional voltou ontem, no estádio do Chiazi, aos trabalhos de preparação da segunda fase do estágio, sob comando do técnico nacional, Lito Vidigal, depois de ter regressado de Abuja, na quarta-feira, às 23h00, onde, no mesmo dia à tarde, empatou a zero bolas, diante da sua congénere da Nigéria, no jogo amistoso. Na única sessão de preparação, o seleccionador nacional dividiu o grupo em dois, com os jogadores utilizados no jogo da Nigéria de um lado e os não utilizados do outro lado, mas todos a merecerem o mesmo cuidado. Os aspectos técnicos, tácticos, jogos de contra-ataque, cruzamentos à baliza adversária a partir das alas e do meio campo para o ataque, foram os exercícios que marcaram os trabalhos dos Palancas Negras. 

Correcções de erros verificados no desafio com a Nigéria, movimentações ofensivas e defensivas com remates à baliza, marcação de livres e de penáltis, marcações combinadas, passes e recepção de bola com visão de ataque, foram outros aspectos que mereceram atenção no treino de ontem. A Selecção Nacional encerra o ciclo de jogos amistosos amanhã, às 15h30, no estádio do Chiazi, diante da sua congénere da Serra Leoa, no âmbito da preparação para o CAN 2012. A Selecção Nacional estreia-se na competição com a sua congénere do Burkina Faso, no próximo dia 22, às 22h00, no estádio do Malabo. Angola integra o grupo B, ao lado das selecções do Burkina Faso, Sudão e Costa do Marfim.

Rafael espera 
autorização

A Federação Angolana de Futebol (FAF) já notificou a sua congénere alemã quanto ao caso do Jogador Nando Rafael, que já representou a selecção da Alemanha em sub 21. Segundo o seu vice-presidente para as selecções nacionais, José Luís Prata, Nando Rafael, do ponto de vista desportivo, é um cidadão alemão, porque já jogou pela selecção alemã de sub 21. José Luís Prata disse, por outro lado, que o jogador já comunicou com antecedência à federação alemã, dizendo que já não quer jogar pela Alemanha, e só está à espera que a mesma responda“Não há nenhum problema, só estamos à espera que a federação alemã autorize o Nando Rafael”, disse José Luís Prata, salientando ainda que isto é um problema do Nando Rafael, com a federação alemã, e não da FAF.

Sem comentários:

Enviar um comentário